1º Festa da Queima do Alho de Hidrolândia foi um sucesso
Comitivas de várias regiões do Estado de Goiás se reuniram em Hidrolândia na chácara da bica para a tradicional e a 1 º Festa da “Queima do Alho”, festival gastronômico que elege o melhor prato típico do tropeiro.A festa contou com show sertanejos, escolha da rainha, e uma grande cavalgada pelas ruas da cidade .
Todos os grupos de estradeiros participaram do campeonato, e prepararam o cardápio que leva arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca [farofa no pilão] e carne na chapa de ferro.
O QUE É?
A queima do alho é um concurso culinário em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo. O prato é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e churrasco no arado e é feito em fogão improvisado, bem próximo ao chão. A história deste ritual remonta ao tempo em que os tropeiros viajavam para vender bois.Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas – duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais alimentos não perecíveis conservados no sal grosso.
Confira a matéria completa: