ACSP: Aumento da Selic implicará em custos maiores ao comércio e ao setor produtivo em geral
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira (dia 27) a elevação da taxa básica de juros de 6,25% para 7,75% ao ano. A decisão está de acordo com a expectativa do mercado, embora houvesse quem defendesse alta ainda mais significativa.
De acordo com Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as autoridades monetárias parecem ter considerado que alguns setores da economia, como a indústria, estão apresentando desaceleração, e que as pressões sobre os preços decorrem mais de problemas de oferta, não justificando, portanto, aumento maior da taxa de juros.
“Para o comércio e todo o setor produtivo, a elevação da Selic implicará em custos maiores e em mais dificuldades de acesso ao crédito”, disse. “O que se espera agora é que o Executivo e o Legislativo definam claramente a situação fiscal, o que contribuiria para a valorização do Real e a queda dos preços”, complementou.
OUTRAS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Marcelo Picolo, mlpicolo@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Gabriel Daniele, ggferreira@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Sobre a ACSP
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 126 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.