AGM na Reunião da pauta municipalista e programação da XXI Marcha em Brasília.
O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 2 de maio, com integrantes do Conselho Político da entidade. O encontro teve como objetivo definir a programação da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e as demandas municipais que serão apresentadas ao Legislativo e ao Executivo durante a mobilização que acontece entre os dias 21 e 24 de maio na capital federal.
Paulo Sérgio enfatizou a importância da participação maciça dos gestores na mobilização em Brasília. Ele reforçou que o evento é a maior oportunidade de debater a pauta municipalista e lutar para que elas avancem. “A Marcha é um movimento muito importante para o municipalismo brasileiro. Precisamos encontrar saídas estruturantes para os Municípios. Por isso, contamos com a ajuda de todos”, disse.
Neste ano, um dos pontos da Marcha será o debate com os candidatos à presidência da República. Durante a reunião, os municipalistas debateram como será a dinâmica da apresentação dos postulantes. A idéia é que eles possam debater temas como o compromisso com o movimento municipalista, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os programas federais e carga tributária.
MMM
O Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) também terá espaço na Marcha.O MMM é um braço da CNM, aonde trabalha com as prefeitas e com as primeiras damas de todo o Brasil.
Outras demandas
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski,também apresentou aos integrantes do Conselho Político da CNM demandas que serão apresentadas ao governo federal durante a Marcha. O líder municipalista detalhou aos participantes pautas como a linha de crédito especial para pagamento de precatórios, os cursos de treinamento e malhas fiscais do Imposto Territorial Rural (ITR) e a regulamentação do Encontro de Contas entre débito e créditos previdenciários.
Ainda integram a pauta municipalista a regulamentação do Regime Próprio de Previdência Social, com regras claras de compensação, os critérios de reajuste pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para o piso do magistério, a atualização dos programas federais com correção definida em Lei e a Medida Provisória de Flexibilização das Upas e informe sobre as creches.
O presidente da AGM Paulinho ainda em Brasília depois da reunião com o Conselho Político da CNM para tratar os assuntos municipalista da XXI Marcha,conduziu os prefeitos goianos para realizar suas demandas do seus munícipes, ao Minsitério das Cidades com o Ministro das Alexandre Baldy.