Cadetes das Agulhas Negras recebem Espadim
A Academia Militar das Agulhas Negras forma oficiais da linha bélica do Exército. Para ingressar, é necessário passar no concurso público da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que fica em Campinas (SP). Lá, cursam o primeiro ano e, em seguida, são promovidos a cadete e transferidos para a cidade de Resende (RJ), onde fica a AMAN, para mais quatro anos de curso.
O Espadim faz parte do uniforme histórico do Cadete e é o símbolo da Honra Militar. Já a cerimônia de entrega é uma tradição que remonta a 1932. “Um evento coberto de beleza com os familiares dos nossos cadetes comemorando junto com eles uma grande conquista, uma trajetória longa que terão pela frente dentro da carreira das armas”, destacou o comandante da AMAN, general de Brigada Gustavo Henrique Dutra de Menezes. “É aqui na AMAN que formamos os futuros líderes do Exército Brasileiro”, completou.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia na sede da Academia, em Resende, no Rio de Janeiro. “Humildade, honestidade e patriotismo. Essa é a nossa marca. Não existe emoção ou honra maior de que, na condição de chefe supremo das Forças Armadas, presidir essa cerimônia”, disse o presidente.