Como se proteger de golpes online?
O Brasil é um dos países que mais sofrem com ataques hackers maliciosos, tanto direcionado para empresas ou instituições de governo, quanto para usuários normais da internet. Segundo dados da consultoria alemã Roland Berger, o país foi o 5º que mais sofreu crimes cibernéticos em 2021.
As ações desses criminosos acendem um alerta na população, que cada vez mais utiliza da internet para trabalhar, fazer compras ou até mesmo se divertir. Oscar Peso, CEO da Diazero Security, comenta que esses problemas vêm crescendo, mas que existem formas de se manter seguro.
“Conforme avançamos no mundo tecnológico a nossa vida fica mais fácil, podemos comprar diversos produtos online com uma maior comodidade, evitando filas por exemplo. Mas os malefícios existem também, como golpes phishing onde simulam uma página de vendas e roubam dados dos clientes, além de causar prejuízo financeiro. Por isso o usuário precisa ter cautela por onde navega e clica. Sempre checar as URLs e anúncios”, diz Oscar.
Tomar cuidado por onde navega é apenas uma das formas que as pessoas precisam ter. O CEO lista outros seis passos para se proteger de golpes online.
Manter o computador sempre atualizado
Os fabricantes têm um trabalho constante com suas equipes de segurança da informação, e são times que estão ali diariamente tentando achar fragilidades em seus sistemas operacionais. Geralmente quando eles identificam algum problema de segurança, entram em ação e corrige essa falha. Com isso, enviam a atualização pro sistema operacional ou para o dispositivo do usuário.
Usar softwares legítimos
É muito comum achar na internet aqueles ativadores de sistema operacional, de qualquer tipo de aplicativo. “É muito importante saber que esses softwares piratas que as pessoas baixam são criminosos. Quase 100% das vezes essas ferramentas paralelas que baixam vem de um lugar que possui um vírus que vai infectar o seu computador, e vai causar um problema grave. A partir disto, os criminosos podem ter acesso a aos seus dados e vão monitorar tudo o que é realizado no dispositivo do usuário”, ressalta o CEO da Diazero Security.
Usar senhas fortes
É de extrema importância que a pessoa use uma senha muito forte, fugindo do básico como por exemplo: data de aniversário, nome de animais de estimação, nome de filho e entre outros.O atacante pode fazer uma avaliação das mídias sociais da vítima e com todas as informações que coletar pode montar um dicionário e quebrar sua defesa com isso.
“Sempre utilize senhas fortes, maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais, espaço, quantidade de caracteres sempre acima de dez. Com isso dá para se ter uma senha bem segura”, comenta Oscar.
Mantenha suas informações privadas
O uso de mídias sociais é muito grande nos dias de hoje, e está todo mundo postando qualquer coisa sobre a sua vida, onde você almoça e com quem está, as comidas que mais gosta, e todo esse tipo de informação é sempre utilizado por criminosos digitais, onde podem desenvolver um ataque direto a vítima, ou até mesmo tentar quebrar sua senha.
Cuidado com compras online
É sempre bom tomar cuidado quando faz compras na internet. Realizar alguns passos antes de entrar em alguma promoção sempre é válido. “Checar se o site que você está acessando é real é o primeiro passo. Ele é um site legítimo? Você vai conseguir descobrir isso pela forma que o site está construído. Geralmente os fraudadores não conseguem replicar fielmente o original, sempre está faltando coisa. Verificar a URL é essencial, o nome do site pode conter erros ortográficos, ou com uma letra bem similar a verdadeira. Identificando a falsificação, é necessário que informe a loja oficial que estão usando seu nome para aplicar golpes”, encerra Oscar Peso.