Destaque

Data marca  importância do combate ao bullying nas escolas

O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola é neste domingo (7/4).Em Goiás, mais de 400 mil pessoas já foram impactadas pelo programa Ouvir e Acolher, que se destaca no atendimento psicossocial nas escolas.

No próximo domingo, 7 de abril, o Brasil destaca o Dia Nacional Contra o Bullying e à Violência na Escola. A data foi escolhida para promover uma conscientização da sociedade e enfatizar o papel de cada um no combate ao bullying. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) conta desde o início do ano com o programa Ouvir e Acolher para prestar atendimento psicossocial no âmbito escolar e criar um ambiente mais acolhedor nas unidades de ensino. Até o momento, mais de 400 mil pessoas já foram impactadas. 

“Escola não é só ensinar português e matemática. Depois da família, a escola é o primeiro instrumento de proteção social e garantia de direitos da criança e do adolescente”, explica Arthur Moreira, coordenador psicossocial do Instituto Hortense. A Instituição é responsável por formar e capacitar profissionais na área da psicologia escolar e assistência social, através da metodologia aplicada, a EAI Educa (Emoção, Aprendizagem e Inteligência), para atender alunos e professores da rede estadual de ensino.

O programa começou a ser implementado em agosto de 2023 no estado de Goiás e tem trabalhado para colocar a educação a nível de igualdade. “O foco da campanha contra o bullyingnão é desmoralizar ou moralizar alguém, nem apontar culpados, mas mostrar que é possível pensar diferente.  O ambiente escolar não é alheio à vida. O aluno chega na escola atravessado de coisas que traz de casa, da família, da cultura e da religião”, pontua Arthur.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *