Deputados ressaltam importância da iniciativa federal de garantir vagas de estágio para pessoas com deficiência
Enquanto em Goiás, o Executivo sancionou lei que propõe a ampliação de 5% para 10% as vagas destinadas a estágio para pessoas com deficiência em órgãos públicos em dezembro passado, projeto de lei voltado a garantir 3% das vagas aos PCDs tramita na Câmara dos Deputados. Propositor da legislação goiana, o deputado Lissauer Vieira (PSB), presidente do Parlamento de Goiás, afirma que, “esse é um assunto muito importante e que exige nossa atenção”, salienta.
Lissauer ressalta que o Parlamento de Goiás tem tido zelo pelas causas sociais e exercido o papel de trabalhar pela melhoria das condições da sociedade. “Temos olhado com bastante cuidado para as causas sociais e quando apresentei o projeto, nossa intenção foi atualizar o número de vagas, aumentando a oportunidade e inclusão das pessoas com deficiência em sua primeira oportunidade de trabalho”, frisa.
Já para o deputado Coronel Adailton (Progressistas), parlamentar também defensor dos direitos das pessoas com deficiência, “esse projeto tem grande relevância. Ele é muito importante, porque visa reconhecer o direito das pessoas com deficiência de serem incluídas no mercado de trabalho, com estágio remunerado nas empresas públicas e nas de economia mista”, assinala.
Para o parlamentar, “é sim, uma verdade, essas pessoas são especiais no sentido de que quando têm deficiência em algum órgão, em algum sentido, ela desenvolve muito mais algum outro sentido para compensar isso”, constata.