Ultimas Notícias

Dia do Procurador foi Lembrado na Assembleia Legislativa de Goiás.

Autoridades na Solenidade.

Para destacar o papel da Procuradoria Geral  na condução da política pública do Estado e seu papel de conciliadora de conflitos e também de defensor da justiça fiscal, a Assembleia Legislativa prestou homenagem aos procuradores do Estado por ocasião das comemorações do Dia do Procurador. A iniciativa foi do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), que comandou, no dia  27, sessão especial em que 17 representantes da classe receberam o certificado de Honra ao Mérito.

O primeiro a discursar foi o deputado Virmondes Cruvinel. Ele falou sobre a importância e credibilidade da Procuradoria Geral do Estado.

“Sou muito grato por defender esta categoria que tem grande credibilidade para melhorar a nossa sociedade e tem dado eficiência ao nosso Governo. A Procuradoria tem se mostrado eficiente, sempre se colocando à disposição das metas de Governo. Nos últimos quatro anos tivemos muito diálogo e muita luta e por isso existe um grande respeito entre a Procuradoria Geral e os deputados desta Casa. Por parte da Assembleia temos apenas que agradecer, e por minha atividade parlamentar tivemos leis importantes aprovadas. O futuro é apenas uma avenida a ser preenchida pela credibilidade da Procuradoria Geral do Estado”, disse.

Logo após o discurso do parlamentar, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Tomaz Aquino da Silva Júnio, fez uso da palavra para agradecer a homenagem feita à categoria.

“Quero agradecer ao deputado por mais uma vez fazer uma sessão para homenagear os procuradores de Goiás. Devemos comemorar os avanços desde 64, data de nossa criação. É nosso papel contribuir para a justiça fiscal, cobrando para não onerar aqueles cidadãos que pagam. Nosso trabalho resulta em números na economia. Hoje a PGE é um instrumento importante para conciliação de conflitos. Quero parabenizar meus colegas procuradores, que nos trouxeram até aqui, uma PGE forte e capaz de conciliar os mais diversos conflitos”, falou.

Já o procurador Antônio Flavio Oliveira agradeceu em nome de todos os homenageados. Ele salientou a iniciativa da Assembleia Legislativa em prestar essa homenagem. “É nosso papel viabilizar medidas públicas aquilo que é proposto pelos agentes políticos. É assim que eu encaro meu papel com procurador. Nós temos que sempre agir em nome do bem-estar coletivo, sem se esquecer de que, se existe uma política pública que foi eleita no palanque, o instrumento que transforma isso em lei é a PGE. Nós temos feito todo o possível para que a vontade do povo se materialize em realidade. Eu tenho orgulho de pertencer a esta carreira”, frisou.

Fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos, o procurador-geral do Estado de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto; o presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras, Luiz César Kimura; o presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Tomaz Aquino da Silva Júnior; procurador do Estado, Marcelo Terto e Silva; Assistente Militar da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, Renan Nahas; representante da Procuradoria da Assembleia Legislativa, Andreya da Silva Matos Moura.

Dia do Procurador

O Dia do Procurador foi instituído no Calendário Oficial do Estado por meio da Lei 16.778/2009 em homenagem à criação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, em 11 de novembro de 1964.

PGE

A PGE é o escritório de advocacia da administração pública estadual e exerce, como instituição permanente, uma função essencial à Justiça. A missão é orientar a condução de processos administrativos e representar a Fazenda Pública nos processos judiciais.

A Procuradoria é formada por duas subprocuradorias-gerais e oito procuradorias regionais responsáveis por atender o cidadão por meio de suas atividades. O órgão assiste à administração direta e, também autarquias, fundações e entidades paraestatais.

A carreira está prevista no artigo 132 da Constituição Federal e nos artigos 118 e 119 da Constituição Estadual. A PGE ainda é regida pela Lei Complementar nº 58, de 04 de julho de 2006

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *