Destaque

Dois escritores goianienses inéditos vencem a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos – 2020

A União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO) anunciou, dia 27 de novembro, em uma transmissão ao vivo pelo Instagram, os vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos versão 2020 (BPHCR/2020). Este ano, os vencedores foram Luiz Gustavo Medeiros de Lima, em prosa, com o livro de contos “Mosaico de Ausências” e Fabrício Carlos Clemente, em poesia, com o livro intitulado “Febrero”. Ambos são residentes em Goiânia e escritores ainda sem trabalhos editados.

Trata-se do mais antigo prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante de Goiás. O concurso é promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da UBE – GO, premiando anualmente dois títulos, um de prosa e outro de poesia.

Os laureados terão suas obras publicadas pela Prefeitura de Goiânia, mediante licitação. Também receberão um prêmio em dinheiro equivalente a vinte salários-mínimos. 

Criada pelo primeiro prefeito de Goiânia, Prof. Venerando de Freitas Borges, em 1944, a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos já editou mais de cem livros. Muitos deles se tornaram clássicos da literatura goiana. Foi por meio dela que o escritor Bernardo Élis, imortal da ABL, publicou sua primeira obra, “Ermos e Gerais”. Entre os vencedores estão nomes consagrados como Edival Lourenço, Heleno Godoy, Yeda Schmaltz, Miguel Jorge, Valdivino Braz, Delermando Vieira e Ademir Luiz.

A banca do concurso é composta por três membros, sempre nomes de reconhecida competência e relevo na comunidade literária. Em 2020 os três jurados foram os escritores Hélverton Baiano, representando a UBE – GO, Carlos Brandão, representando a Secretaria de Cultura de Goiânia, e Luiz de Aquino, da Academia Goiana de Letras (AGL).  

A seguir a avaliação do júri sobre o livro ganhador na área de prosa: “O livro da área de prosa escolhido pelos jurados como vencedor da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos de 2020 é “Mosaico de ausências”, assinado com o pseudônimo “Nei Gentil’. É um livro de contos bem elaborado, enfocando a temática dos relacionamentos, com um forte conteúdo emocional permeando as histórias, que são bem conduzidas pelo autor ou autora.

Chama atenção a maneira escorreita e ágil de trabalhar a linguagem, que aparece de forma simples e atraente, como um chamariz para a leitura. Os diálogos são bem construídos, proporcionando uma interação pertinente entre os personagens e suas histórias e garantindo leveza nas ações e reações deles em suas diatribes psicológicas e sociais”.

E na área de poesia: “O livro da área de poesia escolhido pelos jurados como vencedor da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos de 2020 é “FEBRERO”, assinado com o pseudônimo “Malina Luso Aurora”. É uma poesia bem elaborada, sem rebuscamentos e com muita verve.

Trabalha a linguagem com encantamento e perfeição, prendendo a atenção pela singeleza dos versos e uma acurada entonação poética. A poesia de FEBRERO percorre caminhos que autenticam a criatividade nela inserida e também mostra o quanto de dignidade, singeleza e alegria há nesse mister. Por tudo isso, o livro recebeu a apreciação unânime do júri, com a certeza de que ele contribuirá para o enlevo afetivo e fecundo dos leitores”.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *