Educação de Hidrolândia É Referência Para o Estado de Goiás.
O prefeito Paulinho prioriza a Educação com uma gestão modelo para outros municípios e recebe o reconhecimento da população e, principalmente,dos pais dos alunos.
O setor educacional é considerado uma prioridade pela administração do prefeito Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho). Abertura de novas escolas, recuperação das já existentes, modernização de equipamentos, dignidade ao transporte escolar e valorização dos servidores. Essas são apenas algumas das inúmeras ações que a Prefeitura Municipal realiza no setor. A administração de Paulinho é hoje referência para outros municípios brasileiros e recebe o reconhecimento e a aprovação da população de Hidrolândia. Em apenas 6 anos de gestão a educação no município deu um enorme salto na qualidade e na geração de novas vagas. A atual administração recebe constantes elogios, tanto de gestores quanto de pais de alunos, e muitos deles referem se a atual política de valorização da educação.
Paulinho faz uma avaliação do setor educacional nos últimos anos: “Qualquer um pode comparar e vai comprovar facilmente a diferença na educação quando assumi a prefeitura de Hidrolândia e agora. Sempre nos preocupamos e apoiamos o setor. E os resultados não poderiam ser diferentes: alunos, professores e demais servidores tratados com a dignidade que merecem e, como consequência, a melhoria na qualidade de ensino”.
E no próximo dia 22 o município vai ampliar ainda mais a sua capacidade com a inauguração de mais uma escola.. É Escola Municipal Argemira Matias Teles, uma justa homenagem a professora que se destacou pelo trabalho que realizou durante vários anos. A escola tem capacidade para cerca de 400 alunos, com 16 professores. Num total serão 25 servidores incluindo os administrativos e de direção. Ela foi construída numa ampla área no Setor Bela Vista e atenderá a uma população de 1.500 famílias em 5 setores. Todos recém construídos, mas já bastante habitados.
O prédio consta de seis salas de aulas com capacidade para 40 alunos cada, biblioteca, sala de música, sala de informática, amplos banheiros, e lousas digitais. Todas as dependências são confortáveis e climatizadas. E, dentro do planejamento de prefeitura, prevê se a construção de uma quadra coberta.
Para a Secretária Municipal de Educação, professora Eleusa Maria Lavrinha Barreto Matias, a escola é muito importante, principalmente pela sua localização. “Agora os alunos que residem nesses bairros não terão que se deslocar uma longa distância até o centro da cidade aonde estudavam pois a nova escola está perto de suas casas”. A secretaria também elogia o prefeito Paulinho pelo apoio e a atenção especial dados ao setor educacional. “Hoje a rede escolar da Hidrolândia é uma das mais modernas no estado, com excelente estrutura, servidores capacitados, com a disponibilização de todos os equipamentos e materiais necessários. Tudo isso reflete num bom aprendizado. O prefeito Paulinho está de parabéns pela política adotada. A atual administração vai marcar a história do município”, salientou.
Outros benefícios
Durante os seis anos da administração do prefeito Paulino, em dois mandatos, muito se fez para a Educação. Todas as escolas (muitas delas em estado de sucateamento) e creches foram reformadas. Algumas foram praticamente reconstruídas. A informatização, com a aquisição de computadores, teve atenção especial. Foram implantados CMEIS. Todas foram equipadas, climatizadas e receberam salas de música com instrumentos clássicos como o violino, piano, violão celo e flauta. Hoje a Secretaria de Educação já possui uma orquestra infanto-juvenil. Foram formados corais em todas as escolas.
São oferecidos cursos de computação com duração de um ano englobando o básico e o avançado. Cento e cinco alunos já foram formados nesses cursos e acabam de receber certificados. Os cursos se destinam tanto para alunos quanto para a população em geral.
O transporte escolar também ganhou atenção especial com a aquisição de ônibus novos e modernos, através de programa do Governo Federal e outros adquiridos com recursos próprios. Com isso os alunos passaram a ter maior conforto e segurança.
A valorização do profissional em educação é outro destaque na atual administração. O tratamento dos servidores com respeito e com reconhecimento da importante função que exercem. O município cumpre rigorosamente o Piso Salarial do Magistério. Aliás, pode ser dizer que até o acima do piso o qual exige aos professores uma carga horária de 40/horas semanais enquanto são cumpridas 30 horas. Libório santos