Aparecida de Goiânia

Força-tarefa combate proliferação do Aedes aegypti no Colina Azul em Aparecida

Com objetivo de reduzir a transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus no Setor Colina Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, iniciou nesta segunda-feira,27, força-tarefa para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. No bairro, que é o segundo na cidade com maior notificação de dengue, já foram registrados 405 casos.

As visitas domiciliares serão realizadas no Setor Colina Azul até a próxima quinta-feira,30. Ao todo, 60 profissionais da SMS irão atuar no bairro, orientando sobre ações preventivas que impendem a proliferação do Aedes aegypti. Nos locais com registro de focos, as equipes realizam o uso de pulverizastes em UBV – Ultra Baixo Volume com objetivo de encerar a cadeia reprodutiva do mosquito.

“O Colina Azul é o segundo bairro que mais notifica casos de dengue em Aparecida de Goiânia; estamos intensificando as ações para cortarmos a cadeira de transmissão. Nosso trabalho consiste nas visitas domiciliares e também no diálogo com a população”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Iron Pereira.

Ainda de acordo com Iron Pereira, combater a proliferação do Aedes aegypti é algo simples e que deve ser feito rotineiramente, sobretudo, nos meses chuvosos. “Hoje, é simples: o morador deve realizar a limpeza de calhas, trocar com frequência água de animais, limpar vasos de plantas, monitorar água estocada em tambores e eliminar todo ponto em sua residência ou quintal que tenha água parada porque essa água pode servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti. É importante que a população se conscientize para que não tenhamos uma transmissão de dengue e chikungunya”, lembra o coordenador da SMS.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *