Goiânia (GO) recebe projeto de educação ambiental nos meses de setembro e outubro
Muito além de registrar a realidade à nossa volta, a fotografia, atrelada a reflexões sobre assuntos de interesse público, é capaz de transformá-la. Buscando ampliar a percepção dos jovens da Escola Municipal Olentino Xavier da Costa Maria, em Goiânia (GO), a Usina Cultural, o Ministério do Turismo e o Grupo Lavoro apresentam o projeto Florescer. Realizado em parceria com a ONG ImageMagica, o projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, e acontece entre os dias 19 de setembro e 03 de outubro de 2022.
Com encontros de segunda a sexta-feira na instituição, os arte-educadores desenvolverão ações relacionadas à educação ambiental com estudantes e professores. Nas atividades, além de aprenderem técnicas fotográficas, os participantes serão convidados a pensar sobre a importância de perceber e cuidar do mundo em que vivemos, por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.
Plantando o Futuro
As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre as crianças e adolescentes e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.
Durante as atividades, também serão realizadas plantações de horta na própria instituição, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é trazer consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.
“Durante os nossos projetos notamos o aumento de consciência gerada pelos alunos sobre o futuro, a vida e a forma como todos esses elementos refletem nas fotografias. Temos a oportunidade de construir, nas crianças, uma consciência ambiental por meio das imagens. Com certeza, elas farão do nosso mundo um lugar melhor”, relata Andreza Portela, coordenadora de projetos.
Segundo Monique Cardoso, Gerente de Sustentabilidade e responsável pelos projetos relacionados à responsabilidade social, fomento à cultura e ao esporte da Lavoro, a iniciativa cumpre um importante papel de inclusão e, sobretudo, abre um espaço para a discussão da importância de cuidar do nosso planeta. “Acreditamos que a consciência ambiental é um tema que deve ser discutido desde a infância. Apoiar projetos como o Florescer é semear um futuro mais sustentável para todos nós”, reitera.
Saída Fotográfica
No decorrer das atividades, os estudantes realizarão “saídas fotográficas”, onde colocarão em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão umcelular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criarão uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.
Conexão com a Comunidade
Ao final da oficina, os participantes serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de conclusão. A instituição também receberá uma linda exposição com as fotografias e mensagens criadas ao longo do projeto.