Governo brasileiro enviará ajuda humanitária ao Líbano
Nos próximos dias, o Brasil vai enviar ajuda técnica e humanitária ao Líbano. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro ao participar de uma videoconferência com líderes mundiais, neste domingo (9). Serão enviados medicamentos e alimentos. O governo brasileiro discute com o governo do Líbano a ida de uma equipe técnica para colaborar no trabalho de perícia da explosão.
“Estamos prestando assistência humanitária emergencial e propondo ações de cooperação no médio e longo prazo, em benefício da sociedade libanesa. Nos próximos dias, partirá do Brasil, rumo ao Líbano, uma aeronave da Força Aérea Brasileira, com medicamentos e insumos básicos de saúde, reunidos pela comunidade libanesa radicada no Brasil. Também estamos preparando o envio, por via marítima, de 4 mil toneladas de arroz para atenuar as consequências das perdas de estoque de cereais destruídos na explosão”, afirmou Bolsonaro.
“Estamos acertando com o governo libanês o envio de uma equipe técnica multidisciplinar para colaborar na realização da perícia da explosão”, explicou o presidente.
Durante a videoconferência, o presidente Bolsonaro lembrou que milhares de libaneses vivem no Brasil, e que, por isso, aquilo que afeta o Líbano também é sentido aqui. “O Brasil é lar da maior diáspora libanesa do mundo, 10 milhões de brasileiros de ascendência libanesa formam uma comunidade trabalhadora, dinâmica e participativa, que contribui de forma inestimável com o nosso país”, afirmou. “Estivemos, estamos e estaremos sempre ao lado de nossos irmãos e amigos libaneses na sua busca pela paz, liberdade e prosperidade.
Saibam que podem contar permanentemente com o Brasil e com o povo brasileiro”, reforçou Bolsonaro.