Hidrolândia: Toneladas de queijos são apreendidos no município
Na tarde desta última sexta feira (26), cerca de 2,5 toneladas de queijos em diferentes etapas de produção foram apreendidos pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) no município de Hidrolândia (GO). A ação ocorreu em uma fábrica ilegal de queijo ralado da região, após uma denúncia realizada através da Ouvidoria do Estado.
Com o intuito de garantir a qualidade dos alimentos que chegam até a mesa dos consumidores, os agentes fiscalizadores agropecuários da Agrodefesa inspecionaram o estabelecimento e identificaram diversas falhas na produção dos queijos, as quais poderiam representar perigo para a saúde da população, especialmente se esses produtos viessem a ser incorporados em outras refeições.
Conforme o responsável pela Fiscalização Agropecuária da Agência, Janilson Júnior, a unidade fabril apresentava odor desagradável, demonstrando condições precárias de higiene e conservação, além de os produtos serem manuseados sem os cuidados sanitários necessários, o que aumentava o risco de contaminação.
Segundo o supervisor, os queijos fora dos padrões de consumo estavam sendo vendidos em Goiânia e Anápolis. Ele ressalta que, diante das falhas identificadas, todos os itens apreendidos foram descartados e, em seguida, eliminados no local apropriado em Hidrolândia. Houve ainda aplicação de multa no valor de R$ 5 mil ao proprietário da fábrica clandestina.