Ultimas Notícias

Jesúpolis realiza 9ª edição da Pamonhada Comunitária

Prefeito Wygnerley ao lado dos amigos na quebra do milho.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira 15 / 2 , a 9ª edição da Pamonhada Comunitária em Jesúpolis, o prefeito Wygnerley e a primeira dama Rosimeire, realizam este evento à 6 anos no município. Toda à comunidade é envolvida no processo, no começo da plantação até na fabricação da pamonha.A distribuição e gratuita, só no a ano passado foram distribuídas 12.000 mil pamonhas a comunidade local. A expectativa é que sejam distribuídas 15.000 mil pamonhas esse ano.

A comunidade em peso no evento

Para o prefeito, o evento é de extrema importância, já que é uma ação de todas as secretarias do município, em especial a de Agricultura e Meio Ambiente e também da Assistência Social que promove há 9 anos essa pamonhada.”Já virou tradição, e o intuito foi o de comemorar a colheita do milho e de arroz dentro do programa da Lavoura Comunitária”, disse. Esse ano não houve a lavoura de arroz por conta da transição de governo.

Prefeito Wygnerley e a primeira dama Rosimeire

De acordo com a Primeira Dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Rosimeire Morais, o mais importante é a confraternização com a comunidade. “Hoje Jesúpolis tem 2.800 mil habitantes, e é um dia em que toda a população de se reúne para colocar o papo em dia”, disse. Ainda de acordo com Rosimeire, a festa envolve pessoas de cidades vizinhas.

Milho sendo despejado para ralar

A plantação do milho começa no mês de novembro, onde a própria prefeitura faz a compra da semente e do adubo e logo em seguida é feito a plantação com a ajuda de voluntários da própria comunidade. O trabalho começa antes. Dezenas de homens vão até a Lavoura Comunitária e colhem centenas de balaios de milho. Outros homens e algumas mulheres prepararam o cenário da “festa”, armando duas tendas na rua, em frente a Secretaria de Saúde.

Comunidade ralando os milhos para fazer a pamonhada

Uma barraca é feita do lado de dentro, no terreno da secretaria: será a cozinha. Como a Prefeitura não dispõe de todos os equipamentos, muitas pessoas levam aparelhos como raladores de milho, tachos, facões e panelas.

Voluntárias fechado as pamonhas para cozinhar


Mães e alunos recebendo as pamonhas no colégio
0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *