José Mário Concede Entrevista na CBN de Nova Iguaçu.
José Mário Schreiner se encontrou em Porto União neste fim de semana, para festejos com familiares. Em sua agenda, abriu um espaço para conversar com a reportagem da CBN Vale do Iguaçu. Ele concedeu entrevista na manhã deste sábado, 28, para o Programa CBN Linha Aberta.
Natural de Porto União, Schreiner preside hoje a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás. Ele contou sobre a sua origem – de pequeno agricultor à Presidente da Federação da Agricultura. Nasceu na roça, perto do distrito de Santa Cruz do Timbó, município de Porto União, em Santa Catarina, divisa com o Paraná. “Éramos sete filhos; nossos pais, Erich Ludwig e Maria Angélica, tiravam a sobrevivência num sítio que dividiam com nossos tios e avós. As memórias de infância ainda estão frescas na cabeça, meus familiares trabalhando a terra no sol, na chuva, com frio de 5ºC, com calor de 40ºC. A gurizada tomava água de bica, banho no córrego, brincava com galinhas, porcos. Calçado era só para ir à igreja. E ninguém adoecia. A farmácia era a horta”, revela.
Foi membro da Associação dos Produtores de Soja de Mineiros (Assojam). Ajudou a fundar a Associação dos Produtores de Grãos de Mineiros (APGM). Me tornei vice-presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva). Passou a militar no Sindicato Rural de Mineiros; também assumiu a Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Disse também o Brasil deixou de ser importador de alimentos e se transformou no maior produtor e exportador do mundo. Cerca de 85% das propriedades brasileiras são de pequeno porte e produzem 15% dos alimentos cultivados no Brasil. “Orgulho que o nosso País é agropecuário”, afirma.fonte CBN do vale iguaçu.