José Vitti entrega a Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás e deixa sua marca como um secretário municipalista dos goianos
O governador Ronaldo Caiado empossou, nesta terça-feira (26), o novo secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho. Nome técnico, com experiência no Executivo estadual, ele assume o cargo deixado pelo empresário José Vitti.
Em discurso, Caiado pediu diálogo do novo titular com o setor produtivo. “Não canse de conversar com os presidentes das entidades representativas dos empresários e dos trabalhadores”, indicou.
O ex-secretário José Vitti quando assumiu a pasta ficou responsável pelas políticas estaduais voltadas para o desenvolvimento do turismo, atração de investimentos nacionais e internacionais, comércio exterior, administração dos distritos agroindustriais, acompanhamento dos programas de financiamento junto ao setor produtivo do Centro-Oeste e diretrizes de planejamento do setor de mineração, entre outras atribuições.
José Vitti sempre teve um potencial político municipalista, e sempre mostrou sua liderança empresarial diante do histórico como parlamentar em transitar entre os Poderes.Quando assumiu a secretária, sempre destacou a qualificação da equipe da SIC pelo trabalho de ponta e de resultados.
Vitti agradeceu ao governador a oportunidade de comandar a SIC no decorrer do ano.
“Foram 180 empresas migradas para o ProGoiás, R$ 310 milhões em investimentos de protocolos de intenção já em prática, desenvolvimento regional reestruturado e um ambiente de negócios muito mais calmo e tranquilo dentro do Estado”, resumiu em seu balanço. Ele desejou sorte ao sucessor e disse ter certeza de que a pasta, sob gestão de Braga, continuará a priorizar os seus objetivos principais, que são “defender os interesses do setor produtivo e o desenvolvimento das empresas do Estado”.
O ex-deputado federal Daniel Vilela cumprimentou Vitti por cumprir mais uma missão em sua carreira e encorajou o novo auxiliar, Braga. “Tenho certeza que você fará um grande trabalho e dará sequência aos projetos da secretaria e indo além, inovando e dando um passo à frente”, pontuou.
José Vitti tem 44 anos, foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2010 e 2014). Nesse período, ocupou o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Goiás no biênio 2017/2018. Durante a atuação como parlamentar, ele integrou as comissões de Constituição e Justiça; e Mista; presidiu as de Minas e Energia, de Finanças, Tributação e Orçamento.
Atualmente, é presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados do Estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sincal), cargo que assumiu em 2006. Ele compõe, ainda, o corpo diretivo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Também é presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).
Hoje deixou a pasta para disputar uma cadeira na ALEGO Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.