Mais de 9 milhões de trabalhadores ainda não sacaram cotas do PIS
Cerca de 9,6 milhões de trabalhadores brasileiros com direito às cotas do Programa de Integração Social (PIS) ainda podem sacar os valores. Um montante de R$ 17,4 bilhões. O pagamento está disponível para os cotistas de todas as idades e não tem data limite para ser retirado. Os herdeiros também poderão sacar o benefício em qualquer data.
A falta de informação fez com que muitos brasileiros ainda não tenham procurado os bancos para fazer o saque da cota do PIS e passar fim de ano com um dinheiro extra, de acordo com a vice-presidente de governo da Caixa, Tatiana Thomé de Oliveira. O recurso começou ser pago em agosto. A Caixa Econômica Federal operacionaliza o PIS que é voltado para trabalhadores da iniciativa privada.
“Liberamos menos de 10% justamente por uma falta de conhecimento da população de que tem esse direito. É importante consultar nosso aplicativo e site para saber se tem uma cota do PIS”, disse Tatiana Thomé.
O saque da cota do fundo PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foi regulamentado pela Medida Provisória 889, publicada pelo governo em julho. Até então havia regras para o saque como idade mínima de 60 anos, aposentadoria, doença grave ou morte.
A retirada do recurso das cotas é diferente do abono salarial. A cota é paga somente uma vez, ou seja, se retirado o dinheiro por quem tem direito, o saldo é zerado. Já o abono salarial é pago anualmente.
Tem dinheiro na cota do PIS/Pasep pessoas que trabalharam entre 1971 e 1988 como contratadas em empresas privadas ou no serviço público.