MP-GO sedia debate sobre patrimônio urbano
Será realizado nesta terça-feira (24/9), no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), o colóquio Patrimônio urbano e ambiental de Goiânia: como preservar?, a partir das 14 horas. O evento é uma promoção do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), MP-GO, Universidade Federal de Goiás e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O objetivo é debater estratégias de preservação do patrimônio, e abordar a importância das edificações residenciais do núcleo inicial de Goiânia como elemento de construção da paisagem urbana histórica da capital. A inscrição é gratuita e aberta a todos os interessados. Haverá emissão de certificados.
A palestra inaugural será com a professora Eline Caixeta e terá como tema o inventário da arquitetura moderna da capital. Em seguida, a arquiteta e urbanista Raquel Schenkman, dirigente do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, abordará as estratégias de preservação adotadas pelo órgão, principalmente em relação aos sistemas de proteção e a gestão de bairros históricos.
Será realizada ainda mesa-redonda sobre o sistema de proteção do patrimônio, estratégias e desafios, com os promotores de Justiça Juliano de Barros e Alice de Almeida Freire, as pesquisadoras do Iphan Beatriz e Dafne Marques, o professor Azor Henrique de Mendonça Ferro, da Secretaria Estadual de Cultura; Luana Jardim, da Secretaria Municipal de Cultura e Maria Ester de Souza, do CAU-GO.
Jornal Comunidade em Destaque com informação do MP-GO