Município de Hidrolândia Completa 70 Anos.
História
Durante os primeiros 45 anos do século XIX, os moradores da região, fizeram de Santa Cruz de Goiás o ponto predileto para vendas e compras de artigos necessários à lida no campo. Iniciada a década de 1830, Padre Marinho, conhecido por “Padre boiadeiro” por exercer a atividade de comércio de gado, abriu uma estrada que ligava Goiás às Minas Gerais. Por volta de 1833, às margens dessa referida estrada, o guarda–mór Francisco José Pinheiro construiu uma capela ao redor de um povoado denominado Pouso Alto (atual Piracanjuba).
Pouso Alto, 22 anos depois, (1855), alcançou a categoria de Município autônomo e então os moradores da região de Grimpas (Hidrolândia atualmente) transferiram suas atividades de comprar e vender produtos para aquele município.
O povoado de Grimpas cresceu gradativamente ao redor da capelinha erguida em louvor a Santo Antônio, mas não possuía status legal de entidade administrativa e religiosa. O pedido para que fosse criada uma entidade administrativa e religiosa do povoado foi feito pelo então Governador do Estado de Goiás, o senhor José Inácio Xavier de Brito, pelos cidadãos da região de Grimpas, Córrego Grande e Meia Ponte, liderados por Joaquim Pereira Cardoso, Major Pimenta, Padre Marinho e José Avelino de Castro. Em 1895 houve a criação do arraial que se efetivou com a doação de novas áreas de terras efetuada pelo senhor Manoel Pereira Cardoso, sua esposa Ana Ricarda de Jesus e as senhoras Maria Ignácia Pereira e Maria José da Conceição.
O Dr. Mário D’Alencastro Caiado ex-Juiz de Direito de Pouso Alto e um grande amigo de Santo Antônio das Grimpas, não poupou esforços para que o distrito fosse emancipado. Assim pelo Decreto n° 454, de 24 de novembro de 1930, foi o Distrito de Santo Antônio das Grimpas desmembrado do município de Pouso Alto, constituindo-se autônomo com a denominação de Hidrolândia. Assim, o Dr. Mário resguardou-se no direito de ter o privilégio de escolher o nome para o recém criado município. Exímio conhecedor da região, assim como da abundância e boa qualidade de suas águas, achou apropriado denominar o novo município de “Hidrolândia”, que quer dizer “terra da água”.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santo Antônio das Grimpas, pela Lei Municipal de 07-04-1896, subordinado ao município de Pouso Alto.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio das Grimpas, figura no município de Pouso Alto.
Elevado à categoria de município com a denominação de Hidrolândia, pelo Decreto Estadual n.º 454, de 24-11-1930, desmembrado de Pouso Alto. Sede no antigo distrito de Santo Antônio das Grimpas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1931.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.
Pelo Decreto Estadual n.º 327, de 02-08-1935, o município foi extinto sendo seu território anexado ao novo município de Goiânia, como simples distrito. Município de Goiânia criado pela esta mesma Lei.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Hidrolândia permanece no município de Goiânia.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o distrito de Hidrolândia passou a denominar-se Grimpas.
Elevado à categoria de município com a denominação de Hidrolândia, pela Lei Estadual n.º 223, de 05-11-1948, desmembrado de Goiânia. Sede no atual distrito de Hidrolândia (ex-Grimpas). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.
Fonte
Hidrolândia (GO). Prefeitura. 2018.
Jornal Comunidade em Destaque.