Novos equipamentos reforçam combate ao crime na região de fronteira
Sete cidades do Amazonas vão ter o reforço de equipamentos de radiocomunicação para a segurança na região de fronteira. Com o material, os agentes de segurança terão mais agilidade na comunicação para impedir a entrada de armas, munição e drogas no Brasil.
Os novos equipamentos vão apoiar a Operação Hórus, que é um dos eixos do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O investimento do ministério foi de R$ 13 milhões. Outros R$ 4,5 milhões serão empregados na manutenção do sistema pelos próximos quatro anos.
A instalação dos equipamentos de radiocomunicação foi iniciada nesta terça-feira (2) e deve ser concluída em quatro meses. As cidades que vão contar com o novo sistema são Iranduba, Parintins, Coari, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá e Tefé.
“O programa VIGIA está viabilizando esse sistema que proporciona uma comunicação efetiva e segura – é um sistema digital e troncalizado – para todas as instituições que operam na região, tanto de segurança pública, como de defesa”, explicou Eduardo Bettini.
Combate a crimes
O programa VIGIA foi iniciado no Amazonas em novembro de 2019. Até agora foram apreendidas cerca de seis toneladas de drogas, em especial “skunk”, um tipo de “super-maconha” e cocaína negra na região.
Um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o VIGIA completou um ano em abril. Alinhado com o Programa de Proteção Integrada das Fronteiras, conta com a atuação de instituições como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Força Nacional de Segurança Pública, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Exército, Marinha e Aeronáutica.