O MUNICÍPIO DE TROMBAS DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA.
Com a falta de água o prefeito Agostinho Nóbrega decretar Estado de Calamidade Pública no município. Falta de chuva provoca problemas com a comunidade local e também na zona rural.
Trombas município localizado no Norte do Estado de Goiás vive o pior drama de toda sua história quanto a questão do abastecimento de água. O rio trombas que faz o abastecimento de água a comunidade local,esta totalmente seco comprometendo toda a população local.
O prefeito da cidade Agostinho da Nóbrega Rodrigues,decretou Estado de Calamidade Pública,devido os problemas provocados pela intensa estiagem dos últimos messes no município de Trombas.Onde antes havia abundância de água,agora só e possível ver pedras e areia, e vários animais tem morrido por falta da água. As consequências são graves, o Rio Trombas manancial que abastece a cidade, foi prejudicado pela ação humana devido ao assoreamento, e está totalmente seco.
Preocupado com a situação, e para amenizar o problema da falta de água a Prefeitura Municipal de Trombas , contratou três caminhões pipas que realizam o trabalho de forma alternada 24 horas por dia levando água para a população,porém os esforços não tem sido suficiente para atender toda a demanda. O gastos nos cofres públicos são mais de R$ 50.000,00 reais mês para conter a falta de água no município.
Mas o problema não atinge apenas as famílias que moram na cidade. Outros rios e córregos que cortam o município, assim como as represas existentes principalmente nas propriedades rurais, também secaram, atingindo diretamente os produtores rurais que nas circunstâncias passam por grandes problemas. Plantações e os rebanhos estão sofrendo com a falta de água.
O prefeito Agostinho disse que juntamente com o vice-prefeito Ronoel tem tomado todas as medidas possíveis e necessárias, mesmo tendo que pagar um alto custo pelas ações, para evitar que a população fique desassistida. “Iremos manter os caminhões trabalhando até que este problema grave que atinge o nosso município seja resolvido. E já estamos buscando, para isso, auxílio junto ao governo do Estado”, afirmou o prefeito Agostinho.
O Sistema de Abastecimento de Água na cidade o (SAAE) Serviço Autônomo de Água e Esgoto é administrado pelo município. De acordo com o funcionário Welton Ferreira Marinho,nunca viu uma seca como essa no município, mesmo com o trabalho de 24 horas que a prefeitura está realizando para não faltar água para a comunidade, os caminhões pipas não consegue encher os reservatórios te abastecimento no nível que precisa.
A Secretaria Municipaldo Meio Ambiente do município esta realizando vários projetos para plantar 12mil mudas na margens do rio trombas,juntamente com o prefeito.O secretário Itamar Divino Borges ressaltou que o meio ambiente esta passando essa demanda por falta de investimento do antigo governo nas margens do rio. “Hoje a secretaria conta com um conselho do meio ambiente,estamos formalizando vários projetos em favor das margens do rio trombas,sabemos que a seca não e só no nosso município, ela estende em todo o Estado de Goiás. O prefeito Agostinho,vice-prefeito Ronoel,Secretaria de Meio Ambiente,vereadores e a comunidade está lutando para melhorar nosso meio ambiente”.comentou. A comunidade tem entendido que se tivesse investido no meio ambiente alguns anos atrás,não estava passando por esse problema caótico.