Opine Cidadão registra 300 mil visualizações no semestre
Durante o primeiro semestre de 2020, a maior parte das atividades da Assembleia Legislativa de Goiás foi desenvolvida por meio de sistema remoto, em reforço às ações de combate à propagação do novo coronavírus (covid-19). Neste período, o “Opine Cidadão”, plataforma digital vinculada ao site da Casa, que permite ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo Legislativo em tramitação, registrou 296.640 visualizações.
O balanço, divulgado nesta última sexta-feira, 10, pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), também apontou que o total de visualizações aos projetos de lei foi de 133.937. As proposições assinadas por parlamentares conquistaram o primeiro lugar, com 112.562 visualizações. Por sua vez, as matérias de autoria do Governo alcançaram 17.561 visualizações. Já as proposituras encaminhadas por outros órgãos públicos completam esse total com 3.814 visualizações.
O grande alcance que o Opine Cidadão teve vem ao encontro do que a atual gestão, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), anseia oferecer para a sociedade: mais transparência dos atos deste Poder e mecanismos que aprimorem o debate público. Para o presidente, a plataforma foi uma das ferramentas que garantiram que a Assembleia se aproximasse ainda mais da sociedade goiana, possibilitando que a população tivesse participação direta e ativa nas políticas públicas do estado.
“Nós, parlamentares estaduais, estamos na Alego para representar a população do estado de Goiás e dar a ela as ferramentas necessárias para que participe do mandato, sugira iniciativas e oriente o nosso trabalho. Várias matérias apresentadas resultam de sugestões”, enfatizou Lissauer. Para ele, além da transparência aos atos públicos e da aproximação do Legislativo goiano com a sociedade, o Opine Cidadão também contribui na formação de opinião dos deputados quanto aos mais diversos projetos, sejam eles do Governo, de outros órgãos ou de autoria deles próprios.
Conforme o diretor de TI da Alego, Fagner dos Santos, todos os dados divulgados correspondem ao período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2020. Ele ressalta, ainda, que os números foram obtidos por meio do Google Analytics, ferramenta que exibe estatísticas de visitação de sites.