Política

Parlamento Metropolitano será instalado dia 9 de março na Alego

A Assembleia Legislativa realizará, às 9h30, do dia 9 de março, no plenário Getulino Artiaga, uma sessão solene de instalação do Parlamento Metropolitano, iniciativa que reunirá deputados estaduais e vereadores da região Metropolitana de Goiânia (RMG) para deliberações conjuntas. Esse fórum de debates, que tem natureza propositiva e deliberativa, foi instituído no âmbito da Alego por meio da Resolução nº 1.722, de 5 de maio de 2020, mas, devido à pandemia de covid-19, o início dos trabalhos precisou ser adiado.

Todo esse período de isolamento social fez com que crescesse a procura das gestões municipais por apoio do Legislativo goiano, como, por exemplo, em questões relacionadas ao funcionamento das atividades econômicas. Sensibilizada com a demanda, a Casa resolveu dar andamento ao processo de instalação do Parlamento Metropolitano.

De acordo com o presidente Lissauer Vieira (PSB), nesse primeiro momento, serão priorizadas ações conjuntas para destravar as obras do anel viário da região Metropolitana de Goiânia. A atuação do colegiado também terá como prioridade as áreas de Saúde, Mobilidade Urbana (transporte coletivo) e Segurança Pública.  

Esse fórum permanente será composto pelo presidente da Assembleia Legislativa e por mais seis deputados (preferencialmente representantes da região). Também farão parte, presidentes das câmaras municipais que compõem a região Metropolitana de Goiânia, os quais poderão indicar representantes dessas cidades.

Com a formalização dessa nova política pública de Estado, a Alego segue com o seu intuito de cumprir com a prerrogativa constitucional de elaborar leis e ações visando o desenvolvimento e a integração regional. Além de tratar de questões propositivas e deliberativas, a iniciativa também terá natureza analítica, informativa e fiscalizadora.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *