Polícia Militar começa implantar a Patrulha Rural Georreferenciada no Município de Hidrolândia.
A Polícia Militar do Estado de Goiás, através do Batalhão Rural deu início na última quarta-feira 08/08, ao Georreferenciamento para o cadastro das propriedades rurais no município de Hidrolândia. Este projeto já foi implantado no município de Catalão a cerca de um ano como projeto piloto.
Os idealizadores da parceria com os produtores rurais, o presidente da FAEG e também Dep. Federal Jose Mario Schneider e o presidente do Sindicato Rural de Hidrolândia, Fernando Nazaré, trabalharam a ideia junto ao comando do Batalhão Rural da Polícia Militar, através do Tenente Coronel Galvão e também junto ao Tenente Vinicius Roldão.
Na região de Catalão, onde este trabalho já está implantado, a queda nos números são bastante satisfatórios; “Cerca de 60% de queda nas ocorrências de roubo, 25 % em ocorrências de furto e 16% em ocorrências de furtos de gado” pontuou Tenente Roldão.
A ideia surgiu principalmente pela dificuldade encontrada pelo próprio batalhão rural em relação as localizações exatas das propriedades. Um mapeamento completo, que vai desde o cadastro de todas as vias rurais do município a uma ficha completa de tudo existente nas propriedades.
Fotos dos animais, registros, marca de gado, maquinários e até mesmo um cadastramento dos funcionários também farão parte da ficha de cada propriedade, que recebera uma placa identificando cada uma como área monitorada pela Patrulha Rural. Após este cadastramento completo, cada propriedade será identificada no banco de dados da PM/Rural por uma numeração, e caso haja alguma ocorrência, basta informar o número que as viaturas poderão se deslocar imediatamente ao local exato e também agir rápido em possíveis rotas de fuga das propriedades pelo mapeamento já cadastrado das vias pelo GPS.
Jovem com 33 anos, advogado e produtor rural, Fernando Nazaré, acumula vasta experiência em ambientes diversos. Já foi vereador e presidente da câmara, vice-prefeito e é o atual presidente do Sindicato Rural de Hidrolândia, idealizou essa parceria para o município e já adquiriu e doou para a equipe da Patrulha rural local os equipamentos necessários para desenvolver o trabalho da Patrulha Rural Georreferenciada. Um Drone, computadores e um celular para uso do GPS.
Em Hidrolândia, o SGT Eugênio é o responsável pelo trabalho com total respaldo do comandante local, Cap. Freitas, bem como todos os seus comandados.
Fernando Nazaré, que também se apresenta no município como pré-candidato a prefeito foi enfático em suas colocações:
“o futuro pode sempre começar agora, já fui vereador e presidente da câmara, fui vice-prefeito e agora como presidente do sindicato rural da cidade continuo trabalhando pelo nosso município”. Pontuou Fernando Nazaré.