Ultimas Notícias

Preparação mental e física para cirurgia plástica

foto: reprodução

Cuidados antes da cirurgia plástica incluem aspectos físicos, como condição de saúde, e mentais, como motivações para o tratamento.

A cirurgia plástica demanda diversos cuidados prévios, como a escolha do cirurgião responsável, a ponderação sobre o hospital, a revisão de hábitos, os exames pré-cirúrgicos e outros. 

A realização da cirurgia plástica não deve ser considerada apenas no aspecto estético, sendo que ponderar o quadro físico e mental é fundamental para que o processo seja uma experiência positiva ao paciente.

O mais recomendado é que as orientações sejam feitas pelo cirurgião plástico responsável, mas ainda assim é possível conhecer algumas questões abordadas, por exemplo, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Confira a seguir!

7 erros comuns antes da cirurgia plástica

Infelizmente, ainda é comum que as pessoas recorram à cirurgia plástica sem plena consciência sobre a complexidade desse tratamento. Alguns erros comuns incluem:

  • não ter clareza das motivações para realização da cirurgia ou fazê-la para agradar terceiros;
  • tomar a decisão de forma precipitada, sem considerar os riscos de uma intervenção cirúrgica;
  • buscar soluções baratas e arriscar-se com pessoas não habilitadas à realização desse tipo de intervenção;
  • ater-se a ideia de que a cirurgia plástica é a solução para algum problema ou que vai mudar completamente a relação do paciente com seu corpo;
  • ter expectativas não realistas em relação aos resultados da cirurgia plástica;
  • acreditar que apenas a cirurgia plástica é um caminho para a autoestima e o amor próprio;
  • não planejar o pré e pós-operatório com antecedência.

Portanto, verifica-se que os problemas mais comuns são de ordem física e também mental.

Como se preparar para a cirurgia plástica?

O preparo para cirurgia plástica é realizado em etapas e não pode ser negligenciado pelo desejo de executar o tratamento rapidamente. Entenda a seguir como se preparar adequadamente para garantir melhores resultados e segurança durante e depois do procedimento.

Cuidados físicos

Os cuidados físicos que antecedem a realização da cirurgia plástica são diversos e podem ser iniciados anos antes do procedimento. Eles incluem:

  • em muitos casos de cirurgia plástica, especialmente abdominoplastia e lipoaspiração, o paciente pode ser orientado a perder e estabilizar peso antes para que o procedimento seja mais seguro e com resultados esteticamente mais satisfatórios;
  • pacientes com doenças crônicas como diabete, hipertensão e mesmo psoríase devem estar com o quadro controlado há meses antes de realizar a cirurgia;
  • pode ser recomendado que o paciente reveja seus hábitos alimentares, especialmente quando a perda de peso é indicada pois, práticas ruins podem comprometer os resultados da cirurgia plástica em pouco tempo;
  • o sedentarismo é sempre combatido quando falamos em promoção da saúde, de forma que antes de recorrer à cirurgia pode ser indicado começar alguma prática para melhorar a saúde de forma geral;
  • pacientes fumantes devem, preferencialmente, parar de fumar definitivamente, mas é recomendado, pelo menos, três meses sem tabaco antes de qualquer cirurgia eletiva.

Além desses cuidados relacionados à rotina e hábitos, o paciente também será orientado a realizar exames de sangue, urina e cardíacos para verificar a condição geral de saúde.

Cuidados mentais

Não é incomum que os cuidados mentais e emocionais sejam negligenciados no pré-operatório da cirurgia plástica, mas eles são fundamentais e incluem:

  • compreender as motivações para realização da cirurgia plástica que deve, preferencialmente, ser baseada em um desejo próprio e não influencia externa;
  • evitar decidir algo importante em períodos conturbados da vida, como momentos de estresse, depressão e luto;
  • ter expectativas realistas em relação aos resultados da cirurgia plástica, tendo clareza quanto aos riscos, possíveis complicações e efeitos colaterais;
  • conversar abertamente com o cirurgião plástico sobre as insatisfações estéticas pessoais e o momento de vida;
  • conversar, quando possível e/ou recomendado pelo cirurgião plástico, com psicólogo antes da cirurgia plástica para avaliar se a opção é a que melhor atende aos anseios emocionais;
  • conversar com as pessoas do seu convívio pessoal em relação à escolha, não buscando aprovação, mas sim suporte prático e emocional para as demandas dessa fase da vida.

O suporte emocional é, em alguns casos, mais determinante que o físico para realização da cirurgia plástica, como no caso de pacientes jovens, especialmente os adolescentes, e pessoas com transtorno de imagem.

Nesses casos, é muito comum que seja necessária uma avaliação psicológica ou psiquiátrica para que a cirurgia plástica não acabe por ser uma experiência traumática e prejudicial.

É importante que o paciente esteja consciente que a cirurgia plástica pode sim, entregar resultados estéticos satisfatórios, entretanto, a promoção de uma autoimagem positiva não deve depender apenas da questão estética.

Da mesma forma, é preciso que haja um comprometimento do paciente com o processo, como fazer melhores escolhas alimentares, de ter uma recuperação adequada e de esperar os resultados, que podem demorar meses para ficarem visíveis em alguns casos.Como visto, a decisão, preparação e realização da cirurgia plástica podem ser etapas mais complexas do que algumas pessoas pensam, sendo fundamental uma assistência adequada do cirurgião plástico e da rede de apoio pessoal para que esse momento torne-se mais satisfatório.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *