Presidente da ALEGO Lissauer Incentiva ao consumo de etanol
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, durante a sessão ordinária remota desta quinta-feira, 18, por unanimidade, o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), que institui a política estadual “Na Hora de Abastecer, Escolha Etanol”. A matéria, que agora segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM), visa estimular o consumo do etanol como combustível menos poluente na atmosfera, além de assegurar a operacionalização do setor sucroenergético e a manutenção dos empregos diretos e indiretos, diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Em sua justificativa, o chefe do Poder Legislativo explicou a importância da implantação da campanha, no âmbito estadual, para o desenvolvimento do setor e para o fortalecimento da economia goiana. “Sabemos que Goiás é hoje um dos poucos estados que produz etanol, não só a produção agrícola, mas também a industrialização desse produto. Então estamos promovendo essa campanha, juntamente com as entidades que representam essa categoria, buscando, acima de tudo, a geração de emprego e renda em nosso estado”, justificou Lissauer.
O presidente da Alego salientou, ainda, que, em razão da pandemia da covid-19, as unidades produtoras da região Centro-Sul tiveram uma queda de 35% na comercialização de etanol nos primeiros quinze dias de abril, em comparação com os dados de abril de 2019 e que, portanto, a adoção dessa medida visa conter, também, uma possível crise no segmento. “A implantação dessa política pública emergencial para o setor é extremamente urgente e necessária para evitar o risco de colapso do segmento e manter, ao mesmo tempo, a cadeia produtiva e os milhares de empregos que estão em jogo”, afirmou.
Amilton Gonçalves says:
Incentivar a redução da carga tributária em cima do etanol ninguém fala, né ?