Realização de exames para detecção do Covid-19, pode evitar disseminação da doença em eventos de final de ano
Com a chegada do final de ano e festas como Natal, celebrações de casamentos e encontros de final de ano, que vão reunir grandes números de pessoas, os cuidados com a saúde em período de pandemia aumentam.
Ainda, com a possibilidade da realização das festas de Réveillon e Carnaval a Prefeitura de Salvador informou que, como método de controle a disseminação do coronavírus, a participação do público ocorrerá mediante a comprovação das duas doses de vacinas contra a Covid-19.
De acordo com o anúncio, para a festa de Ano Novo, as checagens serão realizadas nas entradas dos eventos. Já no Carnaval, a imunização terá que ser comprovada nas barreiras de revistas dos circuitos.
Junto às comprovações das doses de vacinas, está a realização dos exames, que têm sido outra maneira de garantir o controle da doença, principalmente nos grandes eventos onde a probabilidade de aglomeração é garantida.
Atento às necessidades da sociedade, principalmente neste período de pandemia, o diretor executivo do Laboratório CLAB, Dr. Clovis Figueiredo, afirma que a realização de exames para detecção da COVID-19 em eventos com alto volume de pessoas pode evitar uma contaminação em massa.
“Essa é uma outra forma de minimizar a disseminação em eventos de grande porte, visto que, a pessoa detectada positivamente evitará o contato com as demais protegendo aquele grupo e outros grupos com eventuais contatos. A testagem nesses casos tranquiliza as pessoas e traz segurança ao evento e à saúde dos presentes”, destaca.
O diretor executivo explica que existem dois exames indicados: antígeno ou o RT-PCR. “Ambos são aplicados para detecção do vírus Sars-COV-2, popularmente conhecido como Coronavírus”, acrescenta.
De acordo com Dr. Clovis, a utilização do teste de Antígeno para Covid-19, por exemplo, se mostra altamente eficaz para triagem e diagnóstico da infecção pelo SARS-Cov-2. “Sendo utilizada em diversos setores produtivos para triagem de seus colaboradores, na realização de eventos e em populações controle, por ser um teste altamente preciso, de operação mais rápida e com tempo de espera para o resultado diminuído”, ressalta.
O diretor executivo salienta que, no caso de eventos, o indicado para garantir um cuidado maior com o público é realizar os exames no prazo de 48h antes ou no próprio local, caso o evento disponha desse atendimento.
“Para a realização do exame, a coleta é feita mediante a introdução de um SWAB (cotonete) na narina do paciente realizando movimentos rotatórios a fim de coletar material da nasofaringe. Esse material é transferido para o tubo de transporte e encaminhado para avaliação”, explana.
Dr. Clovis Figueiredo fala sobre o tempo de espera para os resultados serem disponibilizados ao paciente. “O Antígeno tem um período de resposta de 20 minutos, enquanto o RT-PCR tem espera de um dia”, frisa.
Segundo o diretor executivodo CLAB, com a chegada do final de ano, a procura por este serviço tem aumentado. “Começamos a receber, principalmente após divulgação, solicitações de propostas para grupos”, completa.