Saúde alerta: água tratada evita doenças
Jornal Comunidade em Destaque.Em Goiás, 240 municípios possuem água tratada que é fiscalizada pela Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (GVAST). O Programa Estadual de Vigilância da Qualidade Água para Consumo Humano (Vigiagua) monitora a qualidade da água oferecida em todo o Estado, seguindo orientações da Portaria de Potabilidade e pela Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano.
A coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES-GO, Lorena Nunes, avalia que o monitoramento da qualidade da água influencia diretamente na saúde das pessoas. “Nosso trabalho de vigilância é importante para que a saúde das pessoas sejam preservadas”, acredita.
Nos centros urbanos, o tratamento da água para consumo humano é uma prática rotineira, no entanto, ainda existem cidades que continuam com práticas antigas de consumo da água, sem o devido tratamento.
“ Um dos principais problemas que comprometem a qualidade da água é a descarga, sem nenhum tratamento, de esgoto domiciliar em rios e represas que abastecem as cidades e irrigam as plantações”, afirma.