Ultimas Notícias

Sistema Faeg/Senar finaliza capacitação de professores do Programa Agrinho. A meta para esse ano é chegar a 650 mil alunos participantes

Presidente da FAEG dando palestra aos professores

Presidente da FAEG dando palestra aos professores

 

 

 

Com o auditório lotado com professores de 96 municípios, o Sistema Faeg/Senar realizou, nesta segunda-feira (06), a terceira e última etapa da capacitação dos professores multiplicadores do Programa Agrinho. A partir de agora, esses profissionais têm missão de levar aos professores de seus municípios a metodologia aprendida com a capacitação do Programa. O evento faz parte do cronograma de ações do Programa Agrinho 2013 que estimula e premia projetos pedagógicos e trabalhos escolares para alunos e professores do ensino fundamental da rede pública de ensino em Goiás.

Com o tema Responsabilidade Social e Meio Ambiente, o Agrinho este ano espera alcançar 1,2 mil escolas, totalizando 650 mil alunos participando da ação. O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, fez a abertura do evento em Goiânia, na sede do Sistema Faeg/Senar. Para o presidente, é uma grande satisfação receber os professores que serão responsáveis por levar a metodologia do Programa. “Sem dúvidas, esse é o projeto mais importante do Sistema. O Agrinho envolve a educação e as crianças, que são peças fundamentais para um futuro melhor.” Os treinamentos com os professores segue até o dia 10 de maio.

As inscrições dos trabalhos serão entre os dias 02 a 29de setembro. A coordenadora do Programa Agrinho, Maria Luiza Bretas, conta que a premiação será igual ao ano passado. “Em vez de premiados os cinco primeiros colocados de cada categoria, receberão prêmios os autores dos melhores projetos das oito macrorregiões do Estado.”

Os oito vencedores nas categorias Escola Agrinho e Experiência Pedagógica ainda concorrem entre si na disputa dos grandes prêmios finais: um kit multimídia completo para a escola e um carro zero km para a professora autora da melhor experiência pedagógica. A premiação está marcada para o dia 5 de dezembro. “Essa regionalização da premiação possibilitará um envolvimento ainda maior dos professores, o que pode estimular a produção de projetos e trabalhos por parte dos alunos também”, espera a coordenadora do Programa.

De acordo com ela, a satisfação quanto aos resultados do Agrinho contribuíram para o sucesso do Programa desde sua implantação. “A divulgação ‘boca-a-boca’ do programa por parte dos professores contribui de forma significativa para alcançarmos resultados satisfatórios dentro do Programa. A divisão do Estado em oito macrorregiões, e os regionais responsáveis pelas respectivas áreas, irão influenciar o sucesso dessa edição do Concurso”, garante.

Segundo Maria Luiza, o Agrinho é um modificador de comportamentos e de atitudes que ultrapassa os muros da escola e envolve toda a comunidade. “Os temas do Agrinho encorajam os participantes a mudarem o comportamento e atuarem com mais responsabilidade socioambiental”.

Os professores participam da capacitação de 40 horas com palestras sobre diferentes temas. São vários minicursos que abordarão desde a elaboração de projetos, a utilização do guia de atividades, além da leitura integral do livro texto. Em seguida, esses professores voltam para as suas escolas e vão desenvolver projetos com os alunos, como toda comunidade escolar e o município. “No final, no mês de setembro, os professores nos enviam esses projetos, que serão avaliados”, explica a coordenadora.

 

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *