55°Aniversário de Emancipação Política de Sanclerlândia
O Município de Sanclerlândia do Estado de Goiás completou 55° anos de Emancipação Política nessa manhã 5/1 de janeiro. Para comemorar esta data, a Prefeitura Municipal homenageou cidadãos e autoridades sanclerlandenses com a Comenda de Ordem ao Mérito Olivio Rodrigues de Mendonça que muito contribuiu para o progresso do município.
A Comenda foi criada pelo decreto n°066/2007 de 22 de novembro de 2007.E aos dois dias do mês de janeiro de 2019, pelo decreto n°002/2019, concedeu a comenda as pessoas que específica pelas ações realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade sanclerlandense e das suas respectivas localidades.
O povoamento do município teve origem, em 1943, na margem da estrada que ligava Goiás a Córrego do Ouro, nas proximidades do córrego Barreiro, com a instalação de uma casa comercial, por Saint’Clair Rodrigues de Mendonça, procedente de Minas Gerais.
Com a frequência crescente da vizinhança nos fins de semana, foram surgindo, em torno do armazém, as primeiras moradas, dando forma ao povoado que passou a ser conhecido como “Barreirinho”, derivado do córrego Barreiro que banhava a localidade.
Para atender o sentimento religioso dos moradores e visitantes, edificou-se uma grande cruz no local, passando a denominar-se “Cruzeiro”. Intensificava-se a realização semanal de partidas de futebol, corridas de cavalos, com inscrições organizadas, estimulando-se o crescimento da povoação que já contava com a eficiente assistência farmacêutica de Olívio Rodrigues de Mendonça, outro incentivador do progresso local, além de inúmeros estabelecimentos comerciais, industriais e dos serviços. Em 28 de agosto de 1958, com a morte do fundador, o povoado, com características de importante centro comercial, passou a denominar-se “Sanclerlândia”.
No segundo ano de mandato a gestão atual consegui entregar vários benefícios e obras á comunidade sanclerlandense.
O prefeito Itamar Leão, comentou sobre os desafios da administração pública, de forma orgulhosa reforça que a gestão tem cumprindo: os compromissos financeiros deixando-os em dia, a lei de responsabilidade fiscal, salários e benefícios dos servidores todos pagos.
Ele afirmou também que concentra os esforços para melhorar sempre as áreas de saúde, educação, social com a realização de cursos profissionalizantes que oportuna à geração de emprego e renda, além do cuidado especial com a infraestrutura da cidade construindo novas obras que beneficiem a população.
No total foram homenageados 44 pessoas, além da Dona Judith Rodrigues de Mendonça, que é filha do fundador da cidade Saint Clair.Judith foi esposa do senhor Olívio Rodrigues de Mendonça,ao seu lado ajudou a consolidar o município.Em sua atuação como Primeira Dama do Município, atendeu à população mais necessitada e desenvolveu muitos trabalhos assistenciais.
O evento contou com a presença do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho Edson Bueno, os prefeitos de São João da Paraúna João Batista de Figueredo Neto (João Crê Cré), (Moiporá) Wolnei Moreira da Silva, (São Luís dos Montes Belos) Major Eldecirio da Silva, (Cidade de Goiás ) Selma de Oliveira Bastos, autoridades militares e do município. Logo após a cerimônia, da entrega de comendas ofereceram a todos os convidados um delicioso almoço.