Corpo de Bombeiros previne e combate incêndios em Goiás
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) executa a Operação Cerrado Vivo 2020. Os objetivos da instituição são o de prevenir e combater incêndios em vegetações goianas com o reforço de drones, que monitoram áreas sujeitas aos incêndios nesta época do ano de baixa umidade do ar e aumento da temperatura.
No ano passado, a experiência com o monitoramento aéreo dos parques estaduais foi positiva. Este ano, os aparelhos passam a transmitir imagens em tempo real. Uma sala de controle foi montada para cruzar dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com as imagens dos drones.
“Nosso objetivo é detectar os focos de incêndio ainda no início para evitar a propagação nas áreas monitoradas”, explica o tenente coronel Pedro Carlos Borges de Lira, comandante da Operação Cerrado Vivo 2020. Os drones conseguem oferecer aos bombeiros uma visão panorâmica do terreno e, além disso, os ajudam a determinar para onde o fogo deve se mover em seguida. Isso permite que os profissionais que atuam em seu combate possam tomar decisões rápidas e assertivas sobre o deslocamento da equipe e, se necessário, da evacuação de comunidades que possam ser impactadas.
O Corpo de Bombeiros Militar continuará priorizando a prevenção dos incêndios em Goiás. Desde o início do ano, está sendo realizada diversas ações educativas, como palestras em escolas e parcerias com sindicatos rurais. Cartilhas de orientação, visitas a propriedades rurais, oficinas para confecção de abafadores e treinamento de brigadas de incêndio, para atuarem em propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, são algumas das atividades já em curso, além das ações de combate efetivo de incêndio em vegetação.