Das Grimpas ao Casamenteiro
Por (Frederico de Almeida)
Batizado de Fernando Bulhões, Santo Antônio era um frade franciscano, nascido em 1195, em Portugal, mas viveu durante a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. E apesar de não haver em seus registros nada sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido pelas ajudas as mulheres que queiram encontrar um marido. Reza a lenda que uma moça solteira, depois de muito tempo em orações, atirou a imagem do Santo pela janela, assim atingindo um cavalheiro que ali passava, onde de imediato foi devolver à moça e assim se apaixonaram.
A partir de ali, moças solteiras que queriam se casar, começaram a fazer orações e simpatias para a imagem do Santo. Entre elas, tirar a imagem do menino Jesus do colo de Santo Antônio e devolver quando assim encontrar seu par. Algumas ainda colocam o Santo de cabeça para baixo até encontrar seu marido.
Hidrolândia nasceu em 1895, quando fizeram as primeiras doações de terras para constituir o seu patrimônio. Seus primeiros habitantes foram os doadores Manoel Pereira Cardoso, sua mulher Ana Ricardo de Jesus, Maria Ignácia Pereira e Maria José da Conceição, devotos de Santo Antônio. a família de Joaquim Pereira Cardoso se estabeleceu nas terras da Fazenda Grimpas. Joaquim morreu anos depois e seu filho, de mesmo nome, doou as terras para que fosse formado o Arraial de Santo Antônio das Grimpas.
Em 7 de abril de 1896, o povoado foi nomeado “Santo Antônio das Grimpas”, por Lei Municipal de Pouso Alto (atual Piracanjuba).
Junto com a nova capital Goiânia, foi votada a Lei nº 223, de 5 de novembro de 1948, criando o município, instalado no ano seguinte, com a definitiva denominação de “Hidrolândia”.
O primeiro pároco foi o padre diocesano José Quintiliano Leopoldo e Silva que chegou ali em 1950. Ele foi o responsável pela construção do primeiro templo, o mesmo dos dias de hoje.
A Paróquia Santo Antônio das Grimpas foi fundada no dia 13 de Junho de 1953, quando só existia a Arquidiocese de Goiás no estado, e o arcebispo era Dom Emmanuel Gomes de Oliveira. Padre Quintiliano ficou na paroquia até o fim daquele ano.
Em 20 de Janeiro de 1957, a Paróquia de Santo Antônio das Grimpas foi assumida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Em meio as festas juninas, em comemoração aos três santos do mês; Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29), Hidrolândia celebra as festividades já tradicionais no município, arraiás das escolas, nas demais regiões, bairros, associações e o louvor na capela da praça da Matriz.