Instituições federais são maioria com conceito máximo no Enade
Em 2018, apenas 5,8% dos cursos superiores que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e tiveram o desempenho divulgado atingiram o conceito máximo. A maior parte dos cursos com nota máxima está nas instituições públicas federais (199).
Em seguida estão as instituições privadas sem fins lucrativos (123), privadas com fins lucrativos (117) e públicas estaduais (52). Um deles é ofertado por instituição pública municipal.
Os dados do Enade foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é aplicado aos estudantes no fim dos cursos de graduação para avaliar conhecimentos e habilidades. A cada três anos as provas são aplicadas a um grupo de cursos.
Em 2018, cerca de 462,2 mil estudantes de 8.821 cursos de 1.791 instituições de ensino participaram do Enade. Nem todos os cursos atenderam aos quesitos para o cálculo do Conceito Enade. Do total de estudantes participantes, 15% são de instituições públicas e 85% de privadas.
Dentre os que fizeram a prova do Enade, 46% recebem auxílio financeiro do governo federal por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).