Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Fake News são usadas como instrumento político? Assista a “O Grande Debate“

Fake News são usadas como instrumento político? Assista a “O Grande Debate“

A advogada Soraia Mendes e o professor de Direito Constitucional Clever Vasconcelos discutiram, nesta segunda-feira (13), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se as notícias falsas, conhecidas como fake news, são utilizadas como instrumento político.

Segundo informações da analista de política da CNN Larissa Rodrigues, as informações falsas sobre a taxação do Pix têm chamado a atenção do governo federal. Fontes afirmaram à reportagem que o assunto uniu, pela primeira vez em meses, as alas econômica e política do governo.

O órgão atrelado ao Ministério da Fazenda esclarece que as novas regram “não implicam qualquer aumento de tributação”.

Para Mendes a questão é política, mas não deve interessar apenas ao governo federal.

“Me parece que hoje a questão das fake news tem que ser a preocupação de qualquer governante que tenha compromisso com a democracia”, disse a advogada. “Portanto, toda vez que temos disseminação de fake news, é uma tarefa do governante e da governante de enfrentá-la”, prosseguiu.

Mendes adiciona também que o tema tem contado com uma articulação do Poder Judiciário.

“Aqui no Brasil nós temos também várias iniciativas por parte do Supremo Tribunal Federal enquanto órgão de cúpula do Poder Judiciário brasileiro, ações preocupadas também com esse tema”, complementou.

Já para Vasconcelos, não há dúvida que as notícias falsas são utilizadas com esse meio. Contudo, as consequências também poder ser econômicas para o poder público.

“As fake news prejudicam tanto o campo eleitoral, porque ela prejudica o eleitor, e ela contamina a questão que envolve a publicidade institucional”, pontuou o professor. “Ou seja, o governo federal, o governo estadual ou o governo municipal, em todas as instâncias, precisa gastar dinheiro para esclarecer a comunidade”, citou Vasconcelos.

“A fake news é um problema que foi potencializado com as redes sociais e é preciso combatê-la. E é dever não só da instituição pública, mas também dos meios de comunicação e na seara privada”, finalizou.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Precisando concluir os estudos? Matrículas para EJA poderão ser feitas a partir do próximo dia 22 – Portal Goiás

Modelo organizado em ensinos presencial e semipresencial amplia oportunidades para jovens e adultos (Fotos: Seduc-GO)…

Atenção, contribuintes! Prazo para concorrer ao sorteio de junho da Nota Fiscal Goiana termina no próximo domingo – Portal Goiás

Contribuintes já cadastrados e aqueles que realizarem inscrição até 14 de junho poderão aproveitar compras…

Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na noite dessa quarta-feira (10), um…