Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • PEC da Segurança é inconstitucional e não será aprovada, diz Caiado à CNN

PEC da Segurança é inconstitucional e não será aprovada, diz Caiado à CNN

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse à CNN que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública viola a Carta Magna e não será aprovada no Congresso Nacional.

“Completamente [inconstitucional]. Ele [governo] revoga, ele revoga um direito que eu tenho como governador”, disse Caiado, durante participação no CNN Entrevistas.

“A crítica que faço é que a Constituição de 1988 deu a nós, governadores, a prerrogativa de definirmos a nossa política de segurança”, completou o governador.

O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, apresentou na última quarta-feira (15) uma atualização da PEC. A nova versão foi elaborada após sugestões de governadores, que reclamaram da possibilidade de o texto abrir brecha para interferência da União na autonomia dos governos locais na gestão da segurança.

Caiado pretende disputar o cargo de presidente da República nas eleições de 2026 pelo União Brasil e é hoje um dos principais críticos da proposta do governo federal. De acordo com o governador, o texto “não enfrenta o caso específico da violência no Brasil com as facções”.

Na avaliação do governador, o texto é inconstitucional e não “tem chance nenhuma” de ser aprovado pelos deputados e senadores.

“Nós trabalharemos fortemente no Congresso Nacional e eu já tenho experiência ali dentro. Ele [governo federal] vai precisar de 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado Federal, tá certo? Eles não têm esse voto para poder tirar as prerrogativas dos estados”, disse Caiado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

CCJ da Câmara adia análise da PEC da redução da maioridade penal

A votação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/15 que reduz a maioridade penal…

Goiás Social atende população de Anápolis até esta quarta-feira – Portal Goiás

O governador Daniel Vilela abriu, nesta terça-feira (09/06), mais uma edição do Goiás Social em…

Senado aprova proteção a trabalhadores resgatados de trabalho escravo

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) o projeto PL 5760/2023, que estabelece medidas para proteger trabalhadores resgatados…