Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Cidades
  • CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas pix em cidade do Acre

CGU e PF investigam fraude envolvendo emendas pix em cidade do Acre

A Prefeitura de Sena Madureira, no Acre, foi alvo de uma operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal nesta quinta-feira (29) por suspeita de fraude em licitações e desvio de recursos públicos obtidos por emenda parlamentar.

A operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em endereços localizados no Acre e no Distrito Federal.

Também foram autorizadas quebras de sigilos bancário e fiscal dos investigados por associação a organização criminosa, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Sobrepreço em feira agropecuária

A CGU identificou irregularidades na contratação de artistas para uma feira agropecuária, a ExpoSena, realizada em setembro de 2024.

Na ocasião, foi firmado um contrato sem licitação no valor de R$ 1,3 milhão para o pagamento de três shows musicais. A investigação apontou que houve um sobrepreço de mais de R$ 900 mil.

As apurações apontaram evidências de fraudes na aplicação de verbas das emendas parlamentares na modalidade de transferência especial, conhecidas como “emendas Pix”.

Entre as fraudes, há indícios que a empresa contratada atuou como mera intermediária, sem deter a representação oficial dos artistas, o que é proibido em lei.

A prefeitura pagou os valores integralmente cerca de dois meses antes da data prevista para os shows, prática que também é proibida. Pela lei, o repasse deve ser feito apenas após a prestação do serviço.

O reportagem da Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tentou contato com a CGU, para obter mais detalhes, e com a prefeitura de Sena Madureira. Até o momento, houve resposta.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Caiado intensifica articulação e atrai prefeitos do União Brasil para o PSD em Goiás

O ex-governador Ronaldo Caiado reforçou as articulações políticas em Goiás e tem atraído prefeitos do…

Homem apontado como integrante de facção criminosa morre em confronto com a CPE em Hidrolândia

Um homem apontado como integrante de uma organização criminosa morreu após um confronto com a…

HGG celebra 1,5 mil transplantes e avança na ampliação dos serviços especializados – Portal Goiás

Unidade de Transplantes do HGG conta com estrutura especializada e equipes multiprofissionais para atender pacientes…