Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Centro Cultural Octo Marques abre três exposições na próxima quinta (15) – Portal Goiás

Centro Cultural Octo Marques abre três exposições na próxima quinta (15) – Portal Goiás

Centro Cultural Octo Marques inaugura três exposições com diferentes olhares sobre arte contemporânea - entrada do Centro Culturak Octo Marques
Mostras têm entrada gratuita e reúnem desenhos, pinturas, xilogravuras, cerâmicas e estudos em aquarela, articulando temas como memória, ancestralidade, religiosidade, corpo, identidade e possibilidades da criação artística (Fotos: Secult Goiás)

O Centro Cultural Octo Marques inaugura, na próxima quinta-feira (15/10), às 19 horas, três exposições individuais que apresentam diferentes pesquisas e linguagens da produção artística contemporânea:

  • Cada desenho é um santuário, de Estêvão Parreiras;
  • Alumbramento, de Hortência Eduarda;
  • Desafinado, de Rodrigo de Almeida Cruz.

Exposições sobre arte contemporânea

As mostras têm entrada gratuita e reúnem desenhos, pinturas, xilogravuras, cerâmicas e estudos em aquarela, articulando temas como memória, ancestralidade, religiosidade, corpo, identidade e as possibilidades da criação artística.

Com curadoria de Bitu Cassundé, Cada desenho é um santuário ocupa a Galeria Frei Confaloni e reúne cerca de 100 desenhos de Estêvão Parreiras. A exposição parte do desenho como elemento central de uma pesquisa em que palavra e imagem se encontram para abordar memória, religiosidade, corpo, desejos e experiências que atravessam a trajetória do artista.

A individual foi construída a partir de encontros e de uma imersão do curador no ateliê de Estêvão, em Goiânia, onde foram revisitados arquivos, cadernos e diferentes momentos de sua produção. Elementos como corações, anjos, estrelas, coroas de espinhos, chamas e ex-votos aparecem como recorrências de uma linguagem marcada pelas experiências do artista com o sagrado desde a infância.

Já Alumbramento, primeira exposição de Hortência Eduarda, reúne 26 obras entre xilogravuras, cerâmicas e estudos em aquarela, com curadoria de Lorraine Mendes, da Pinacoteca de São Paulo. Natural de Irecê, na Bahia, e graduanda em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), a artista integra o coletivo Batalhão das Gravadeiras e é colaboradora no Sertão Negro, Escola de Saberes.

Em sua produção, Hortência articula experiências pessoais, memória e referências ancestrais, utilizando diferentes materiais e linguagens. A xilogravura ocupa lugar central em sua pesquisa, que investiga a cabeça e o corpo como territórios de memória, cuidado e continuidade.

Rodrigo de Almeida Cruz assina a terceira exposição, Desafinado, composta por um conjunto não linear de pinturas provenientes de diferentes séries desenvolvidas pelo artista ao longo dos últimos anos. Com curadoria de Divino Sobral, a mostra toma como referência o título da conhecida canção de Tom Jobim para pensar acidentes, desvios, desdobramentos e retornos presentes na trajetória da pintura.

A partir de um olhar deslocado e crítico sobre as genealogias e os dilemas históricos da pintura, Rodrigo investiga, por meio das cores e das camadas de tinta, as possibilidades de a pintura ainda mediar uma experiência autêntica do mundo. A exposição propõe, assim, uma reflexão sobre a própria linguagem pictórica e seus caminhos contemporâneos.

As exposições permanecem em cartaz até 29 de novembro. O Centro Cultural Octo Marques é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e funciona no Edifício Parthenon Center, na Rua 4, no Centro de Goiânia, com entrada pela Rua 7.

Serviço

Centro Cultural Octo Marques inaugura três exposições sobre arte contemporânea:

  • Cada desenho é um santuário,
  • Alumbramento
  • Desafinado

Abertura: Quinta-feira (15/10), às 19h
Visitação: 16/10 a 29/11/2026
Endereço: Edifício Parthenon Center, Rua 4, nº 515, Centro
Entrada: gratuita

Secretaria de Cultura (Secult) – Governo de Goiás

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Flávio faz visita ao pai em prisão domiciliar e recebe apoios em SP

O candidato do Partido Liberal à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, fez na manhã desta terça-feira…

Lula garante versão universitária do “Pé de Meia” caso seja reeleito

Candidato à reeleição, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta…

Inscrições para Jogos Interculturais 2026 podem ser feitas até 23 de outubro – Portal Goiás

Jogos incentivam prática esportiva e promovem intercâmbio entre diferentes comunidades, além de valorizar tradições e…