Cidades

A Festa de Santos Reis em Nova Fátima teve o primeiro pouso na fazenda de Gerson e Patrícia

Festeiros Danilo e Camila na fazenda de Gerson e Patrícia

A Festa de Santos Reis é uma festa devocional que expressa os sentimentos mais profundos dos homens. Seus personagens, cantos, ritmos, rezas, roupas e adereços são uma tentativa ritual de diálogo com Deus e os santos Reis, para que estes lhes protejam das contingências da vida. Esse cortejo de caráter religioso e popular, reproduz a viagem dos três Reis magos à Belém para adorar o Menino Jesus.


A tradicional Festa de Santos Reis no município de Hidrolândia começou nessa quinta-feira (09), no Distrito de Nova Fátima, a missão da festa é fazer uma jornada de 03 dias, para cumprir algum voto feito aos santos Reis. Os cantos de folia e os músicos tocam vários instrumentos. Os mais comuns são: viola, cavaquinho, sanfona, caixa de guerra, triângulo, pandeiro e bumbo.


O roteiro é planejado pelo chefe da folia e, em geral, sai da casa do festeiro, percorre outras casas recolhendo donativos e retornam para o mesmo local onde será realizada a Festa de passagem da coroa para o festeiro do ano seguinte.


Durante o período dos Pouso na Folia , os foliões percorrem as propriedades rurais, que servem como pouso para a Bandeira do Divino Espírito Santo. Durante a estada nas propriedades, promovem rodas de orações para o Divino.

Prefeito Paulinho ao lado de Danilo, Patrícia e Gerson


O pouso nessa quinta-feira foi na fazenda do Gerson e Patrícia, aonde prepararam um grande jantar aos participantes e os fiéis , que estavam no local para cumprir o voto ao Santos Reis. O casal explica que a “Folia de Reis” é mais que uma tradição, pois representa os valores culturais e religiosos devidamente preservados pelo município de Hidrolândia.


O Governo Municipal apoia o evento ,e reconhece como uma das festas mais tradicionais da cultura popular, a “Folia de Santos Reis ”de Hidrolândia, como espaço para o resgate e consolidação da memória dos hidrolandense . O prefeito Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Welington do Chico Branco e autoridades participaram do evento.

Prefeito Paulinho e o Presidente da Câmara Welington do Chico Branco

O gestor do município Paulinho acompanhou a trajetória da tradicional festa religiosa e relatou a sua admiração ao ver crianças e adolescentes participando da festividade, e dando continuidade a essa tradição.


“O município de Hidrolândia é muito religioso e tradicional, e nós enquanto gestores da cidade, temos que preservar as raízes e a cultura popular. Não podemos deixar as tradições morrerem. A Folia de Reis é vivida, geralmente, por pessoas mais idosas e temos que incentivar as crianças e os jovens a manter viva essa tradição”, explicou.


O Presidente da Câmara Welington do Chico Branco ressaltou a importância da festa no distrito de Nova Fátima.


“Hoje e dia de ressaltar essa cultura e tradição tão antiga, que tantas pessoas gostam, se emocionam, é muito bonito e uma oportunidade de valorização e reconhecimento das nossas folias como uma manifestação cultural, histórica. Aqui encontrarmos os amigos, e fazemos as nossa rezas em favor da nossa família, e da comunidade de Hidrolândia”, declarou.

Prefeito Paulinho ao lado da equipe da cozinha que prepararam um delicioso jantar
0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *