Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável“

Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável“

O Irã reforçou seu direito de enriquecer urânio e acusou o governo Trump de enviar sinais contraditórios após declarações do enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

“O (programa) de enriquecimento do Irã é uma questão real e genuína, e estamos prontos para construir confiança em relação a possíveis preocupações, mas a questão do enriquecimento não é negociável”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, a repórteres nesta quarta-feira (17), informou a estatal Press TV.

Witkoff pareceu contradizer a posição dos EUA esta semana. Ele havia dito à Fox News que o Irã não deveria precisar de enriquecer urânio acima de 3,67% para executar um programa civil, parecendo aceitar que Teerã manteria um programa nuclear.

Depois, na terça-feira (15), ele assumiu uma posição mais extrema, postando no X que “o Irã deve parar e eliminar o seu programa de enriquecimento nuclear e de armamento”.

“Ouvimos posições contraditórias e conflitantes, e o Sr. Witkoff falou de várias maneiras até agora”, disse Araghchi. “As reais posições serão esclarecidas na mesa de negociações.”

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, opinou nesta quinta-feira no X, comparando a mudança de posição dos EUA a “uma falta profissional e um ato injusto no futebol”.

“Na diplomacia, qualquer mudança desse tipo (impulsionada por falcões que não conseguem compreender a lógica/arte de fazer acordos de bom senso) poderia simplesmente arriscar que qualquer abertura desmoronasse”, escreveu ele. “Isso pode ser percebido como falta de seriedade, muito menos de boa fé… Ainda estamos em modo de teste.”

Uma segunda rodada de negociações nucleares entre o Irã e os EUA é esperada para sábado (19).

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

TRE-RJ homologa recontagem dos votos da eleição de 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) homologou, por unanimidade, nesta terça-feira (14),…

Relatório final da CPI do Crime Organizado é rejeitado

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Crime Organizado rejeitaram o relatório do senador…

Relator da CPI do Crime pede intervenção federal no Rio de Janeiro

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado do Senado, apresentado…