Agrodefesa realiza ações em Jataí, Lagoa Santa e Itajá
Uma equipe de fiscais estaduais agropecuários integrada por engenheiros agrônômos da Gerência de Sanidade Vegetal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), da Unidade Regional de Jataí e das Unidades Locais de Lagoa Santa e Itajá, desenvolve esta semana uma série de ações de supervisão, fiscalização e educação fitossanitária.
Os trabalhos envolvem produtores e outros agentes públicos dos municípios de Jataí, Lagoa Santa e Itajá. A ação tem parceria também de profissionais da Emater-Goiás e do Senar-Goiás, entidades que atuam em cooperação com a Agrodefesa nas atividades de educação fitossanitária.No município de Jataí, os técnicos visitaram a Fazenda Bom Sucesso, localizada na Associação Santa Helena, na qual o proprietário Sílvio Marques é produtor de Citros, com assistência técnica da Emater-Goiás, por meio do engenheiro agrônomo José Luís Pereira Lopes e capacitação pelo Senar-Goiás, por meio da instrutora Paula Camilla.
A visita à propriedade foi supervisionada pela gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio e Silva e pela coordenadora do Programa de Citros, Mariza Mendanha.Ainda em Jataí, os profissionais realizaram trabalho de supervisão em áreas de citros cujos produtores são assistidos também pela Emater e Senar.
O foco principal foi promover o monitoramento de pragas em citros, recomendando aos produtores medidas preventivas e providências em caso de constatação de focos. Participaram das visitas o fiscal Mohamed Yussef e o coordenador da Unidade Regional Alto Araguaia, em Jataí, Sávio Carrijo.
Reunião em Itajá
Em Itajá foi realizada reunião organizada pelo fiscal da Unidade Local da Agrodefesa, Lucas Alves de Arruda, com apoio do coordenador Regional, Sávio Carrijo. A coordenadora do Programa de Citros, Mariza Mendanha, proferiu palestra para cerca de 100 pessoas dos municípios de Jataí, Lagoa Santa e Itajá, principalmente produtores de citros, quando discorreu sobre a ocorrência de pragas, os cuidados preventivos e as medidas a serem adotadas em casos comprovados de problemas.
A palestrante Mariza Mendanha e a gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio, responderam muitos questionamentos dos produtores, principalmente sobre formas de prevenção e medidas fitossantárias. Participaram também da reunião a presidente do Sindicato Rural de Itajá, Ezilane Nunes Severino; a vereadora de Lagoa Santa, Danúbia André; a auditoria fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudini Caixeta e o promotor do Ministério Público de Jataí, João Biffe Júnior, bem como funcionários da Emater.