Cidades

Aparecida comemora Dia Mundial Sem Tabaco com palestras

A Prefeitura de Aparecida preparou uma programação especial para a próxima sexta-feira, dia 31 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos do hábito de fumar e de estimular a vinda de novos adeptos ao Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá a palestra “Por que Devo Parar de Fumar?”, ministrada pelo médico Cristiano Cançado. A ação enfatiza a atenção especial que o município tem voltado às questões relacionadas à saúde e ao bem estar da população, com o incentivo e a promoção de mudanças comportamentais para a prevenção de diversos tipos de doenças.

A palestra acontecerá no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), às 8h30 e terá a presença de toda a equipe multiprofissional que acompanha os grupos de Abordagem Intensiva ao Tabagismo no município. A psicóloga da SMS Lígia da Fonseca Bernardes, lembra que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro ainda é o principal responsável por mortes evitáveis no mundo. “O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo teve mais de 200 participantes no ano de 2019, dentre todos aqueles que participaram ato o final do programa, que tem 6 meses de duração, mais 90% conseguiram parar de fumar” – lembra.

“Parar de fumar é muito difícil, na verdade é imensurável. Por isso foi importante participar do grupo. Estar próximos uns dos outros acabou nos dando mais força. E o acompanhamento psicológico, o auxílio médico, as consultas com os cardiologistas e a terapia de grupo, fizeram toda a diferença. Aqueles que precisavam de atendimento individualizado tinham o apoio necessário. A prefeitura auxiliando de forma correta. Porque é muito fácil ir a uma farmácia e comprar os remédios, mas isso não resolve. Hoje faz 7 anos que parei de fumar e nunca mais voltei. Aproveitei para começar a malhar e hoje me sinto outra pessoa, muito melhor” – conta Demétrio Giacomet, um dos pioneiros na participação do programa.

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo possui oito grupos espalhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aparecida. Nas reuniões, que acontecem semanalmente, os inscritos participam de consultas psicológicas e também com cardiologistas e nutricionistas. Após um mês de participação eles iniciam a fase tratamento com medicamentos que os auxiliam a deixar o vício, como a Bupropiona e os adesivos de nicotina. Os interessados em participar do programa devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para se inscrever.

Serviço:
Assunto: Dia Mundial Sem Tabaco
Data: 31/05 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da Secretaria de Educação (R. 4, St. Araguaia)

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *