Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Política
  • Comércio goiano cresce acima da média nacional em novembro

Comércio goiano cresce acima da média nacional em novembro

O comércio varejista goiano apresentou crescimento de 7,6% em novembro de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Esse é o oitavo melhor resultado entre os estados, considerando o ranking nacional, e supera o índice do país, que ficou em 4,7%.

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), com informações analisadas pelo Instituto Mauro Borges, que integra a estrutura da Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Em primeiro lugar aparece a venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com avanço de 23,1%; seguida por hipermercados e supermercados (9,9%). Artigos de uso pessoal e doméstico também tiveram destaque no volume de vendas, ficando em quarto lugar, com 8,4%; e livros, jornais e revistas apresentaram crescimento de 7,9% verificado no período.

Neste cenário, o comércio goiano também acumula 12 meses consecutivos de crescimento na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma tendência que não era verificada desde 2014.

Na avaliação do governador Ronaldo Caiado, o setor tem se beneficiado da redução da burocracia para o empreendedor, entre outros fatores.

“Cabe a nós buscarmos avanço na legislação, como fizemos com o projeto de lei de Liberdade Econômica, que atende grande número de serviços”, diz.

Variações acumuladas

Conforme o indicador de variações acumuladas apresentadas pela PMC/IBGE, o segmento do comércio em Goiás alcançou 6,3% no acumulado do ano (em relação ao mesmo período do ano passado), sendo o 12° melhor resultado entre as unidades federativas. O Brasil ficou com 5%. Na variação acumulada em 12 meses, o estado também registrou desempenho acima da média nacional (4,6%), com o índice de 5,8%.

Secretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Precisando concluir os estudos? Matrículas para EJA poderão ser feitas a partir do próximo dia 22 – Portal Goiás

Modelo organizado em ensinos presencial e semipresencial amplia oportunidades para jovens e adultos (Fotos: Seduc-GO)…

Atenção, contribuintes! Prazo para concorrer ao sorteio de junho da Nota Fiscal Goiana termina no próximo domingo – Portal Goiás

Contribuintes já cadastrados e aqueles que realizarem inscrição até 14 de junho poderão aproveitar compras…

Comissão do Senado aprova novo piso salarial de médicos e dentistas

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na noite dessa quarta-feira (10), um…