Destaque

Dia Nacional de Atenção à Dislexia a importância de um diagnóstico precoce

foto:reprodução -Pexels-August-de-Richelieu-1-scaled.

Geralmente identificado na infância, o transtorno afeta principalmente a aprendizagem da leitura

No dia 16 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Criada em 2015, a data surgiu com o intuito de dar mais visibilidade ao transtorno para difundir informações, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta principalmente a aprendizagem da leitura. Isso ocorre porque há um prejuízo no processamento fonológico do código gráfico, isto é, na decodificação sonora das letras. É muito importante que pais e profissionais estejam atentos aos sintomas, que também podem incluir dificuldades na fala, na memorização e na atenção.

“Ao perceberem os sinais, os educadores e responsáveis pela criança devem encaminhá-la para avaliação profissional. O diagnóstico precoce potencializa o prognóstico favorável. Por isso, a etapa da educação infantil é um momento para observação atenta do desenvolvimento da criança e início de intervenção precoce se há a presença de sinais que merecem atenção”, explica Jackeline Miranda, fonoaudióloga na Associação Pestalozzi de Goiânia.

O diagnóstico da dislexia é multiprofissional, envolvendo profissionais como médico neurologista, fonoaudiólogo, neuropsicólogo e psicopedagogo. O tratamento pressupõe a estimulação de habilidades de consciência fonológica e métodos multissensoriais de alfabetização. Quanto antes o transtorno for diagnosticado, melhor será a reabilitação.

Principais sintomas da Dislexia:

Fraco desempenho em atividades que demandam atenção
Atraso de linguagem oralPresença de alterações fonológicas na fala
Dificuldade na memorização de rimas e canções
Pouco interesse em material impressoDificuldade em aprender sequências como dias da semana e meses do ano
0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *