Estado

Governador Caiado participa da 3ª Reunião Ordinária do (Consed)

Jornal Comunidade em Destaque Foto: Lucas Diener

Superar as desigualdades regionais e despertar o interesse pela sala de aula e o conhecimento das novas gerações, que estão conectadas às inovações tecnológicas. Esses são alguns dos desafios para a Educação apontados pelo governador Ronaldo Caiado durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), nesta quarta-feira (18/9), realizado em Goiânia. “A vida é uma sequência de disputas: vestibulares, mercado de trabalho, concursos públicos. Eu respaldo o máximo que posso o setor que é alicerce, a Educação.

Ela tem o poder levantar a autoestima e dá condições intelectuais e culturais aos nossos jovens para superarem esses desafios em um mundo globalizado. Hoje, temos o privilégio de reunir aqui pessoas altamente preparadas e com experiência enorme para discutir a Educação, que está ficando cada vez mais desafiadora”, afirmou o governador.

Acompanhado da secretária da Educação, Fátima Gavioli, Caiado recepcionou os secretários de Educação de diversas federações do País, a quem reforçou seu empenho em combater as desigualdades regionais no Estado. “Não adianta cobrar de um cidadão que não teve uma alfabetização correta, um currículo capaz de dar uma boa formação, que ele seja um expoente e que tenha a mesma performance, a mesma capacidade, de outro que teve acesso às oportunidades.”

Neste sentido, Caiado falou aos visitantes do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF), que está norteando as políticas sociais da gestão estadual nos 62 municípios mais carentes do Estado, desdobrando-se em iniciativas como o Goiás de Oportunidades. “É um projeto onde todas as ações do Governo de Goiás, a exemplo do Pró-Jovem, Bolsa Universitária, Passe Livre, Goiás Fomentar ou Goiás Empreendedor, são focadas na Educação, com o condicionante de inserir a família, o jovem, estimular as pessoas para que tenham os filhos estudando e também poder mensurar a qualidade do ensino que é dado”, detalhou.

Ao refletir sobre os avanços das inovações tecnológicas e dos desafios que elas impõem, Caiado comentou sobre a realização da primeira edição da Campus Party em Goiás, e relatou como ficou impressionado ao se deparar com mais de cinco mil jovens dedicando 24 horas ao desenvolvimento de plataformas, robótica, criando startup. “É outra geração. Fomos educados de certa maneira, mas precisamos compreender o mundo de hoje. Não adianta querermos implantar algo que não tem mais a ver com a realidade. Para minha geração, é algo desafiador, mas a tecnologia proporciona uma grande motivação bem como uma nova vertente do ponto de vista profissional”, ponderou Caiado.

O governador ressaltou ainda a importância de se recuperar o respeito ao professor e a hierarquia na sala de aula, bem como investir em medidas de Segurança Pública, atuando principalmente na região do Entorno de Brasília, onde, segundo o governador “escolas foram sequestradas pelo narcotráfico.” Fátima Gavioli agradeceu cada secretario que deixou seu Estado para vir conhecer o trabalho que está sendo realizado em Goiás. “A nossa luta não é nada diferente das senhoras e senhores nos Estados de vocês. É a mesma de todos. Mas tenho a consciência de que enxergamos a possibilidade de virar essa página, melhorar a Educação para nossas crianças e deixar para nossos sucessores um cenário bem melhor do que aquela que um dia tivemos”, afirmou.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *