Foto: Vanessa Carvalho/LIDE – Caiado fala a empresários e autoridades sobre avanços de Goiás nas áreas econômica e de inteligência artificial
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), defendeu um presidencialismo forte e maior autonomia para os estados como caminho para o crescimento sustentável do país, a fala ocorreu durante sua participação na 14ª edição do LIDE Brazil Investment Forum, realizado em Nova York, Estados Unidos. Em seu discurso, Caiado ressaltou que o fortalecimento dessas instâncias de poder é fundamental para impulsionar o crescimento econômico nacional.
Caiado fez críticas à centralização de poder em Brasília, ressaltando que os governadores têm conseguido manter o equilíbrio fiscal e promover avanços significativos em áreas como a segurança pública, mesmo diante das limitações impostas pelo atual modelo federativo.
Citou como exemplo positivo, o modelo federativo norte-americano, que assegura maior autonomia aos Estados. O governador defendeu que a adoção de um modelo semelhante ao dos Estados Unidos traria mais eficiência à governança no Brasil.
O fórum reuniu cerca de 300 empresários, investidores e autoridades. Estiveram presentes também os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e outros governadores.
O governador aproveitou a ocasião para destacar os avanços de Goiás na área de bioinsumos, que têm atraído grandes investimentos internacionais. Entre os exemplos, estão os aportes da Águia Branca, com R$ 100 milhões em Jataí, e da John Deere, que anunciou R$ 700 milhões para expansão em Catalão.