Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • Governo de Goiás faz apelo para que deputados aprovem decreto de calamidade financeira

Governo de Goiás faz apelo para que deputados aprovem decreto de calamidade financeira

Governador Ronaldo Caiado em reunião com os deputados na assembleia legislativa de Goiás

O governador Ronaldo Caiado seguiu agenda de compromissos desta terça-feira, 22, em convocação extraordinária na Assembleia Legislativa, para um diálogo democrático com os deputados Estaduais sobre a verdadeira situação do Estado de Goiás. O decreto que institui a situação de calamidade financeira no Estado foi entregue hoje à Casa, e durante a reunião com os parlamentares o governador apresentou o extrato bancário do Estado. “Eu recebi o Estado com uma dívida de mais de R$ 3,4 bilhões e apenas R$ 11 milhões em caixa. Em 2019, 82% da arrecadação está comprometido com a folha salarial”, explicou evidenciando o déficit orçamentário que compromete a governabilidade.

Ao falar sobre o decreto, Caiado afirmou que o objetivo principal da publicação é mostrar a verdadeira situação do Estado. “Nós hoje estamos declarando calamidade financeira. Mas se nós não tivermos a condição da manutenção mínima, das áreas de saúde, segurança e educação, teremos que declarar calamidade pública”, assinalou.

O governador explicou que o decreto é uma ferramenta que evidencia que o governo de Goiás não tem como cumprir normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, caso fosse editado o decreto de calamidade financeira, o chefe do executivo estaria cometendo crime de Responsabilidade Fiscal.

Caiado apontou que a utilização de um decreto que deu ao ex-governador de não empenhar a folha de dezembro como um mecanismo do tucano livrar o próprio CPF e se esquivar da Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o governador, a regularização da folha é matéria da Alego que será encaminhada imediatamente após a aprovação do orçamento de 2019. “A dívida será paga dentro das projeções possíveis, mantendo as obrigações das quais o Estado não pode abrir mão, ou seja, teremos garantida a fatia para saúde, educação, segurança, programas sociais e vinculações orçamentárias”, enfatizou.

Caiado se comprometeu a procurar o ministro Paulo Guedes logo após o responsável pela Economia do Governo Federal retornar de Davos, para “confrontar os dados apresentados” e mostrar ao ministro a situação de calamidade nas contas públicas do Estado. “Vou pedir que o ministro conceda a Goiás uma abertura de crédito para termos uma sinalização de colocar as contas em ordem e para que consigamos recuperar a capacidade de trabalhar, mudar a pauta e possamos ordenar o Estado.”

Entre os presentes, o governador destacou que será apresentado um projeto de lei orçamentária compatível com a realidade do Estado. “Se eu não fizer assim, estarei cometendo um crime por não respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Porque não tenho como baixar o endividamento, e pagar aquilo que hoje já está empenhado”, disse.

O democrata explicou ainda que as mudanças foram pensadas para dar maior eficiência ao cidadão goiano. “Nós excluímos todas as secretarias extraordinárias, que não tinham a menor finalidade, a não ser de acomodar acordos e conchavos, e ao mesmo tempo com o corte de 20% de gastos anteriores”, ressaltou o governador.

Caiado pediu aos parlamentares que façam um esforço conjunto para aprovar o decreto, e que possibilite a busca de uma alternativa no orçamento que retrate a realidade do Estado. O democrata se colocou à disposição dos deputados para dialogar e para apresentar as contar de Goiás sempre que solicitado. “Saberei apresentar o que estado tem, os gastos e as prioridades, mas aceitarei debate com cada um dos parlamentares, independente do partido e da posição ideológica, o que peço é que tenham bom senso e equilíbrio”, finalizou.

VEJA MAIS

Copinha 2025: veja os classificados para as semifinais

A Copa São Paulo de Futebol Júnior conheceu nesta sexta-feira (17) os últimos times classificados…

“Nuvem gigante” encobre céu de Sorocaba (SP); assista

Moradores da região de Sorocaba, no interior de São Paulo, ficaram assustados ao olharem para…

Everton x Tottenham: horário e onde assistir ao jogo da Premier League

O Everton recebe o Tottenham neste domingo (19), às 11h (de Brasília), em confronto válido…