Estado

Governo do Estado tem 70 reservatórios mapeados para abertura de comportas

Jornal Comunidade em Destaque.A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, afirmou nesta quinta-feira (12/09) que o governo já mapeou 70 represas que terão prioridade na abertura das comportas para reequilibrar a vazão do Rio Meia Ponte em níveis que descartem a necessidade de racionamento na Grande Goiânia. A declaração foi prestada no início da tarde, ao lado do governador Ronaldo Caiado, em evento de abertura da primeira comporta, na Fazenda Mamoa, em Santo Antônio de Goiás.

Segundo a secretária, o caráter de urgência definiu as represas com vazão de fundo como prioritárias nos trabalhos, uma vez que não necessitam de obras para que a água alcance o rio. A secretária voltou a fazer o alerta: “Não tem água disponível para nenhum tipo de desperdício”.

“Foram mapeados todos os barramentos com espelho d’água acima de dois hectares, cujos produtores já estão sendo contatados para que possam disponibilizar a abertura das comportas”, afirma a secretária. “Nós estamos verificando aquelas que têm mais facilidade no escoamento, as que têm vazão de fundo, o que facilita bastante, porque a água já cai no rio”, informa. “A ideia é de que haja um revezamento desses 70 barramentos”, destaca Andréa Vulcanis.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *