Estado

Governo lança as Cavalhadas de Goiás 2019


Realizadas há mais de 200 anos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), lança nesta quarta-feira, dia 29, as Cavalhadas de Goiás 2019. Tratam-se de algumas das mais tradicionais festas do calendário goiano, realizadas há mais de 200 anos, apoiando e promovendo a Cultura, o turismo e a religiosidade no Estado.

Representantes das Cavalhadas, autoridades estaduais e municipais, além de convidados, são esperados no evento, que será realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, às 16 horas, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do secretário de Cultura, Edival Lourenço, e do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

O roteiro das festas começa já no início do mês de junho, pelos municípios de Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse e Jaraguá. Na sequência, vêm as Cavalhadas em Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

Tradição centenária

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes, revivendo toda uma tradição histórica.

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, encontra-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.

Entre uma região e outra, pequenas mudanças são percebidas nas Cavalhadas, porém, mantendo a mesma tradição e regra, sendo um evento que ocorre logo após os festejos do Divino Espírito Santo. Um belo espetáculo ao vivo!

Serviço:
Lançamento das Cavalhadas de Goiás 2019
Local: Palácio das Esmeraldas
Data: Quarta-feira, 29/05
Horário: 16 horas

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *