Nacional

Hospitais Federais ampliam em 32% consultas na emergência

FOTO
Marcelo Queiroz/ASCOM/NEMS

Iniciada em 23 de janeiro, a Ação Integrada de Apoio à Gestão dos Hospitais Federais do Rio (HFRJs) teve seus três primeiros meses avaliados pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Floriano Peixoto, e Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Os resultados da Ação foram apresentados em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), no Núcleo do Ministério da Saúde no Rio (Nerj).

Segundo números levantados pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), a Ação Integrada contribuiu para a ampliação dos atendimentos assistenciais, a melhoria de fluxos nas emergências e centro cirúrgicos, a redução de infecção hospitalar e a maior integração do Núcleo Interno de Regulação (NIR) com o sistema de regulação de leitos municipal e estadual.

“Foram registrados 20 mil atendimentos em acréscimo nos hospitais federais [em relação ao mesmo período do ano passado] e temos em curso a colaboração dos hospitais de referência, que qualificaram quase 1,5 mil profissionais dos hospitais federais”, destacou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Floriano Peixoto.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembrou que a primeira fase foi de identificação de todos os gargalos relacionados à estrutura hospitalar e de recursos humanos, organização de estoque e gestão de insumos. “Agora devemos investir R$ 120 milhões em reformas para adequação da parte elétrica, hidráulica, de ambiência e recuperação. Esses recursos já estão autorizados e agora os hospitais irão indicar as obras prioritárias”, assegurou Mandetta, ao anunciar que estão sendo estudadas alternativas para contratação de profissionais de saúde, em parceria com o governo estadual, para reforçar o atendimento.

RESULTADOS

No primeiro trimestre de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018, os HFRJs aumentaram em 32% o número de consultas de emergência; em 7%, os atendimentos ambulatoriais; em 10%, o número de internações; e em 3% o total de cirurgias. Esta produção assistencial consolidada significou a realização, no primeiro trimestre de 2019, de 250.155 atendimentos, 20.216 a mais do que o contabilizado no mesmo período de 2018.

Colaboraram para esse resultado positivo as ações de qualificação médico-assistenciais realizadas pelos hospitais de referência que participam da Ação Integrada. São eles: Sírio-Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP) e Moinhos de Vento (RS).

Durante a coletiva, foi assinada, ainda, a Exposição de Motivos Interministerial (Ministérios da Saúde, Economia e Secretaria-Geral da Presidência da República) que deve subsidiar a elaboração de decreto presidencial para possibilitar o avanço do projeto de centralização de compras e serviços. O documento deverá criar um Grupo de Trabalho que vai elaborar um plano de ação para unificar as contratações para aquisição de materiais e prestação de serviços nos Hospitais Federais do Rio.

0 Compart.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *